Em resposta ao ofício enviado pela UNAFE, no dia 28 de março, em que a entidade solicitou esclarecimentos sobre problemas, relatados por associados, com os sistemas de informática da Instituição, o Diretor do Departamento atribuiu os problemas enfrentados ao aumento de demanda a ser suportado pelo Sistema.
De acordo com o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da AGU, desde a sua implantação, o sistema passou por uma grande evolução na capacidade de operação nos últimos anos, passando de 300 usuários simultâneos em 2008, para 2800 usuários operando o sistema simultaneamente hoje.
Segundo o Diretor, também houve incremento de funcionalidades ao sistema, o que, segundo ele, tornou a plataforma mais atraente pela Instituição, que passou a usar mais o SICAU, o que gerou aumento considerável da demanda a ser suportada pelo sistema.
“As intermitências do SICAU verificadas nos primeiros meses deste ano têm relação com essa carga excepcional que o sistema vem recebendo, não só de informações como também de transações, que suplantam as ações de incremento de capacidade até então executadas, com o que se demonstra evidente necessidade de novos investimentos e maior controle para atender adequadamente a necessidade Institucional”, traz o documento de resposta.
O Diretor do Departamento da AGU aponta a deficiência de pessoal para gerenciar o sistema como um problema a ser solucionado, assim como indica a necessidade de investimento no sistema para seu aperfeiçoamento.
“Os problemas no sistema de informática são conhecidos de todas as entidades da Advocacia Federal e da própria Instituição, e esta vem deixando de resolvê-los ha muito tempo. É um dos itens da nossa pauta de reivindicações de melhorias da Instituição. Por esse e por outros motivos, a Diretoria conclama a participação dos associados para adesão ao Ato do dia 25 de Abril em frente a AGU em Brasília, contra o sucateamento da AGU”, afirma o Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios.