Além da nomeação dos aprovados no último concurso da PGU, condições e sobrecarga de trabalho pautaram a reunião.
Na manhã desta segunda-feira (18), o Presidente e a Conselheira Fiscal da ANAFE, Marcelino Rodrigues e Vanessa Affonso Rocha, se reuniram com o Procurador-Geral da União, Rodrigo Frantz Becker, para debater assuntos de interesse da carreira de Advogado da União.
Ao início da reunião, o Presidente da ANAFE reafirmou o apoio na luta pela efetiva convocação de todos os aprovados no concurso para Procuradoria-Geral da União. “Vivenciamos uma evasão enorme nos quadros da instituição, o provimento dos cargos vagos é medida indispensável para diminuir a sobrecarga de trabalho que é uma das principais razões para esse alto índice de vacâncias da AGU”.
Sobre o tema, Rodrigo Frantz Becker afirmou que está compromissado pela nomeação dos aprovados e destacou que está realizando um estudo objetivo para saber quais unidades possuem maior necessidade de provimento de cargos.
O Coordenador da Carreira de Advogado da União da ANAFE, Ricardo Wey, ressalta a importância do encontro com o Procurador-Geral da União: “Fico feliz que o Procurador-Geral da União tenha recebido o Presidente da ANAFE para tomar conhecimento das dificuldades por que passam os Advogados da União em todo o país. Tomando ciência de que a valorização da carreira de Advogado da União e das três outras carreiras da AGU é uma política permanente da ANAFE, a maior associação de advogados públicos do Brasil, tenho convicção de que nos próximos encontros a PGU apresentará novidades, especialmente quanto à nomeação de novos membros e à melhoria das condições de trabalho.”
CONDIÇÕES DE TRABALHO
A Conselheira Fiscal da ANAFE, Vanessa Affonso Rocha, apresentou inúmeras reclamações que a associação tem recebido dos Advogados da União com relação à sobrecarga e às más condições de trabalho nas unidades de diversos estados brasileiros.
O Procurador-Geral da União reconheceu que diversas Procuradorias sofrem de falta de pessoal e afirmou que a chefia da PGU tem procurado atuar para minimizar os impactos sobre a atuação dos membros e assegurar boas condições para a realização do trabalho.
CONCURSO DE REMOÇÃO
Na reunião, os membros da ANAFE solicitaram ainda, que a PGU adote critérios específicos de lotação. Em resposta, Rodrigo Frantz Becker afirmou que irá estudar sobre o tema.
DIÁLOGO
Para finalizar, os representantes da ANAFE colocaram a associação à disposição para contribuir nos avanços para Advocacia Pública Federal. O Procurador-Geral da União agradeceu pela visita e afirmou que está sempre disposto a dialogar e receber os membros da Entidade.