Diretor-Geral da UNAFE visitou as instalações do edifício no primeiro semestre deste ano. UNAFE já havia encaminhado Requerimento Administrativo ao Procurador-Geral Federal para relatar situação
O edifício da Rua Pedro Lessa, número 36, onde funciona a PFE INSS e parte da PRF da 2ª Região no Rio de Janeiro, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira, 15. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas começaram após a explosão das caixas de luz do prédio, causando também o corte na energia.
A UNAFE encaminhou no dia 24 de Agosto um Requerimento Administrativo ao Procurador-Geral Federal no qual relatava as precárias condições estruturais do prédio.
“Diante do exposto, requer sejam tomadas as medidas cabíveis para regularizar o estado de manutenção e combate a incêndio do edifício, pois tal condição é insustentável para segurança e o trabalho digno dos membros da AGU”, consta o documento.
O Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, também esteve presente no prédio em visita no primeiro semestre deste ano.
O Procurador-Federal e associado da UNAFE, Renato Rabe, que trabalha no edifício, afirma: “As portas de incêndio continuam trancadas, a escada de incêndio não tem manutenção, não existe treinamento ou simulação de incêndio e o edifício possui cinco elevadores, mas apenas um funciona. A UNAFE, em dezembro de 2009 já havia encaminhado ofício à GEX Centro Rio de Janeiro do INSS alertando para as condições do edifício”.
No dia 15 de junho deste ano, os Diretores da UNAFE, Luis Carlos Palacios e Helena Dias, também estiveram reunidos com a Procuradora-Geral da União, em Brasília. Entre diversos temas citaram os problemas estruturais e administrativos dos Advogados da União no Rio de Janeiro, buscando a solução integrada da estruturação das Procuradorias Federal e da União naquela cidade.
A UNAFE vai solicitar reunião com o Procurador-Geral Federal para tratar do assunto.
Veja abaixo o Requerimento Administrativo: