Seguindo o cronograma das mobilizações estaduais promovidas pelas carreiras da Advocacia e Defensoria Públicas Federais no dia 09 deste mês, os membros das carreiras em São Paulo e Belo Horizonte também aderiram à paralisação de advertência.
Em São Paulo, antes da grande mobilização que ocorreu no auditório da PRFN da 3ª Região, cerca de 30 Procuradores Federais e 08 Defensores públicos se reuniram na PRF. Foram apresentadas duas propostas: fechamento do SICAU com tarefas genéricas e o não preenchimento de tabelas que objetivam comprovar o valor economizado pela no âmbito da Procuradoria Federal.
A mobilização na PRFN da 3ª Região naquele estado contou com a participação dos representantes de todas as associações e entidades representativas das carreiras da AGU, assim como com a presença de um membro da Comissão da Advocacia Pública da OAB/SP.
De acordo com informações recebidas pelos membros da UNAFE que compareceram à mobilização, o auditório da PRFN ficou lotado, tendo havido manifestações, opiniões e propostas de vários integrantes da AGU com vistas ao fortalecimento de todas as carreiras.
Na reunião em São Paulo ficou decidido, formar um grupo virtual para dar continuidade aos debates de ideias e de sugestões, bem como para organizar a atuação conjunta dessas entidades (interlocução com os parlamentares, divulgação de notícias que melhorem a imagem dos advogados públicos federais, etc.); Havendo a formação do grupo virtual, agendar a data do próximo encontro, procurando, desde já, estimular os colegas das bases a participarem, de forma progressiva e ativa, das reuniões, mobilizações e eventos que forem realizados pelas associações para intensificar o combate frontal à inércia administrativa e à prostração política do AGU.
Em Belo Horizonte e Divinópolis, cerca de nove membros compareceram ao auditório da OAB/MG para iniciar a manifestação. Os mobilizados seguiram para o auditório da EAGU para iniciar a paralisação de advertência e convidar outros membros a compor a mobilização.
De acordo com relatos recebidos pelos representantes da UNAFE na região, os mobilizados percorreram todos os andares do prédio, e mobilizaram cerca de quarenta Advogados Públicos no Ato.
Após intenso debate, os mobilizados deliberaram que para tentar uma mobilização maior, uma lista de informações, via e-mail, que congregasse todos os integrantes do movimento presentes na reunião, seria criada e gerenciada.
Também ficou acertado com uma Procuradora Federal, membro da Comissão de Advocacia Pública da OAB-MG, apoio para as próximas mobilizações utilizando a estrutura logística da Ordem, como por exemplo, assessoria de imprensa, secretaria, etc.