Em convocação da ANAFE, os Advogados Públicos Federais presentes na sede da AGU manifestaram-se pedindo a aprovação do PL 4254/15.
Após concentração realizada nesta quarta-feira (1º), em frente ao prédio sede da AGU, em Brasília, foi entregue em mãos ao advogado-geral da União substituto e adjunto, Luís Carlos Martins Alves Júnior, requerimento solicitando que o Advogado-Geral adote providências concretas em prol da aprovação do PL 4254/15.
Os cerca de cem Advogados Públicos Federais seguiram para o 14º andar do prédio e foram recebidos primeiramente pelo advogado-geral da União substituto que se dispôs a dialogar com os presentes. Para abrir a reunião, o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, afirmou que é essencial que o Advogado-Geral da União apoie a aprovação do PL 4254/15, com a emenda dos aposentados destacando a necessidade que a chefia da instituição atue de forma transparente e concreta defendendo o fortalecimento da AGU e seus pares.
“A proposta não é uma questão corporativa e sim institucional. Se houver retrocessos, a evasão na carreira, que atualmente chega a 40% vai ser ainda maior e o estado brasileiro vai ficar sem proteção judicial. É preciso levar nossa indignação com o atual caso de abandono da AGU ao governo e mostrar que qualquer resistência vai enfraquecer o próprio estado brasileiro”, afirmou.
A diretora de comunicação da ANAFE, Alessandra Minadakis, afirmou que é necessário clareza por parte da chefia da Instituição destacando que a carreira não aceitará nada menos que a aprovação do PL, que deve ser seguido pela rediscussão da carreira para que a mesma alcance seu patamar constitucional.
“Temos muita força política e defendemos o Estado com uma qualidade excepcional, mesmo com as precárias condições de trabalho que enfrentamos. Infelizmente, não temos reciprocidade por parte do governo e chegamos a um estado de saturação. Se for preciso paralisar, protesto, greve, estamos dispostos a fazer”, disse.
A representante estadual da ANAFE no Rio de Janeiro, Patrícia Macola, afirmou que os Advogados Públicos Federais perceberam a necessidade premente de atitude, tomada de decisão e enfrentamento construtivo. “A AGU precisa agora ter coragem de enfrentar. Vamos permanecer unidos e fazermos uma voz cada vez mais forte. Queremos atuação conjunta por parte da chefia da instituição e tradução em medidas práticas”.
O representante estadual da ANAFE em Pernambuco, Júlio Avelino, ressaltou que a entidade solicita que o AGU apoie a carreira e adote providências concretas, fazendo justiça à carreira. Solicitou ainda, que se abra um canal permanente de diálogo com os colegas para que o trabalho para viabilizar o projeto seja realizado conjuntamente.
“Eu trabalho para essa carreira há muito tempo. Precisamos não só ser recebidos, mas queremos o AGU trabalhando conosco no Congresso Nacional. Não queremos mais ser órfãos. Estamos aqui para pressionar. Nossa intenção é apoiar o AGU, mas se houver negligência, vamos incomodar”, expôs.
Após os apelos, os membros da ANAFE foram recebidos pelo Advogado-Geral da União, Fábio Medina, que ouviu ponderações dos presentes sobre a necessidade de aprovação do PL e demais pleitos da carreira.
“Estamos juntos nessa luta pelo PL e vamos estar pessoalmente empenhados para aprovação célere do projeto. Vou falar pessoalmente com parlamentares, já manifestei minha posição ao governo, posição oficial da AGU, de forma transparente, como é nosso estilo de ser. Acredito que temos condições sim de vencer. Vamos estar juntos, lado a lado nessa batalha que como eu disse desde o primeiro dia é uma agenda de consenso”, afirmou o AGU se comprometendo a gerir a Instituição de forma transparente.