Na tarde da última quarta-feira, 01, membros da Advocacia Geral da União se uniram em mobilização em frente a Procuradoria Federal em Natal – RN. As reivindicações se pautaram em melhores condições de trabalho e salários dignos para os Advogados Públicos Federais.
A paralisação contou com cerca de vinte Advogados Públicos Federais e teve como principal intuito, juntamente com as manifestações paralelas de membros da AGU em outros estados, chamar a atenção Governo Federal para a carência de profissionais de apoio, evasão dos quadros da AGU, péssimas condições de trabalho, baixo orçamento destinado ao seu funcionamento e o achatamento salarial em comparação com todas as outras carreiras de estado.
Segundo os membros da AGU presentes na manifestação, a luta da categoria é legitimada pelo atual excesso de trabalho, condições laborais inadequadas, carência de pessoal em todas as áreas, sem qualquer esperança em uma reposição de salarial e, principalmente, o sentimento de descompromisso do Governo Federal com a instituição.
O movimento no Rio Grande do Norte foi intitulado “Dia de luto pela AGU”, representado simbolicamente por todos os membros da mobilização trajados de preto. De acordo com representantes da UNAFE em Natal, esta paralisação foi o início de um processo de mobilizações que podem terminar em uma greve.