A manifestação contra o PLP 205/12, orquestrada pela UNAFE, e pelas demais entidades da Advocacia Pública e Advogados Públicos Federais na tarde desta quarta-feira, 14, contou com a participação de cerca de 300 membros da AGU e representantes da OAB Federal e DF. Veja o que disseram os palestrantes durante a manifestação:
Simone Ambrósio: Diretora-Geral da UNAFE
“Hoje é um momento histórico, e eu tenho alegria de ter sempre acreditado neste momento. Falo como Advogada Pública Federal, que enfrentava todos os dias, como muitos de vocês, uma quantidade massiva de processos sem que houvesse nenhuma providencia administrativa para que problemas fossem superados. Eu quero ter carreira de apoio, eu quero ter independência ainda que mitigada. Eu acredito no fortalecimento da Advocacia, eu acredito neste País, e nós, colegas, devemos saber que muitas dificuldades passaremos até alcançarmos o que queremos que é o respeito a nossa função que é essencial para justiça e que está esculpida no texto da Carta Magna que deve ser respeitada por todos, principalmente por um Advogado Público, Advogado que no momento ocupa o cargo de Advogado-Geral da União. Quero deixar clara a minha indignação contra a forma como a administração da AGU tem sido conduzida. Quero respeito, porque amanhã vou voltar aos meus processos e quando voltar, quero ter orgulho de ter participado desta luta junto com vocês. A AGU é nossa!”.
Marcus Vinícius Furtado: Presidente da OAB Federal
“O nosso propósito é com a Advocacia de Estado e não de Governo. Temos o compromisso na defesa de uma Advocacia Pública independente que defenda os interesses do Estado brasileiro independente do atual Governo que esteja gerindo a máquina pública, porque o compromisso é com o Estado brasileiro e com a Constituição da República. Temos também o compromisso com a valorização das carreiras da Advocacia Pública. Portanto, essa é a palavra da OAB: Defender a Advocacia é um dever, uma obrigação.
Ibaneis Rocha: Presidente da OAB-DF
“Nos dias 12 e 13 vamos ter o nosso Encontro Nacional de Presidentes das seccionais da Ordem e vou apresentar as inconstitucionalidades desse projeto para que todas as 27 seccionais se manifestem também, de forma declarada, contra esse PLP 205/12. Estaremos sempre juntos com os Advogados Públicos nos três âmbitos: municipal, estadual e federal, porque essa é uma luta contra a corrupção, contra os desvios das autoridades e é uma luta a favor do que a sociedade brasileira sempre quis: ver o fim da corrupção, de escândalos em todas as esferas. Contem sempre com a OAB, nós todos, juntos, vamos derrubar esse PLP 205/12. Democracia e Pluralidade: essas duas palavras não estão contidas neste PLP, esse é mais um ato de autoritarismo”.
Aldemário Araújo Castro: Conselheiro Federal OAB
“Espero que essa energia continue a nos contagiar. A atuação do Advogado Público é uma ação que depende de dois elementos: Conhecimento Técnico e Jurídico e motivação. O que eleva a atuação é a motivação. Nosso cliente é o Estado Democrático de Direito, e estamos sendo atacados justamente no ponto que trata da motivação com essa proposta. Todas as vezes que olhamos mais atentamente o projeto encontramos falhas. Não tem havido diálogo na AGU. Essa luta vai aquecer almas e corações, óbvio que para aqueles que possuírem almas e corações”.