UNAFE viabiliza a interlocução entre a comissão organizadora da mobilização contra o PLP 205/12 e parlamentares.
A Diretora-Geral da UNAFE, Simone Ambrósio, em conjunto com membros da comissão organizadora da manifestação em Brasília, contra o PLP 205/12, que altera a Lei Orgânica da AGU, realizaram nesta terça-feira, 09, intensa agenda legislativa no Congresso Nacional.
Ao longo do dia, foram realizadas reuniões com vários parlamentares, com o intuito de apresentar a preocupação dos Advogados Públicos Federais quanto ao Projeto de Lei Orgânica da AGU e convidá-los para participar da manifestação contra o PLP 205/12, que será realizada nesta quinta-feira, 11, em Brasília e outras cidades do País.
O Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), recebeu os representantes da UNAFE e reconheceu que o texto atual do PLP 205/12, enfraquece a AGU ao admitir que não concursados exerçam funções próprias dos Advogados Públicos Federais.
“Como representantes do povo, estamos aqui para informar à sociedade o que muitas vezes passa desapercebido, vou apoiar a luta de vocês contra o PLP 205/12, inclusive usando as redes socias, pois o que a sociedade merece é uma advocacia de estado, advocacia voltada verdadeiramente para os interesses do País e da sociedade”, afirmou Jean Wyllys.
O Deputado e Presidente nacional do Partido Popular Socialista (PPS), Roberto Freire, também se posicionou contrário ao Projeto de Lei Orgânica da AGU. O parlamentar afirmou ainda, que já preparou um discurso salientando os pontos negativos da proposta para apresentar no plenário.
Em seguida, os membros da comissão organizadora da manifestação foram recebidos pelo Senador Pedro Taques (PDT-MT), que já conhecia o teor da proposta de lei e afirmou que se o projeto chegar ao Senado, atuará contra o PLP 205/12.
Ao final do dia, os representantes da UNAFE e os membros da comissão organizadora da manifestação se reuniram com o Deputado Federal, Reguffe (PDT-DF), que ouviu atentamente os pontos controversos do PLP 205/12. A Diretora-Geral da UNAFE, pediu apoio do parlamentar contra o projeto de lei e entregou o material impresso elaborado pela entidade apontando os pontos prejudiciais da proposta.
O Deputado, Reguffe (PDT-DF), se comprometeu com a UNAFE e com os organizadores da manifestação, de que ele discursaria em plenário com relação ao PLP 205/12, destacando seus pontos negativos. “A Advocacia Pública Federal não pode correr o risco de perder a autonomia técnica”, afirmou o parlamentar.
CONVOCATÓRIA
Na tarde desta quarta-feira, 10, representantes da UNAFE juntamente com os organizadores da manifestação, realizaram um chamamento nas unidades da AGU, em Brasília. Nas visitas, entregaram panfletos e explicaram aos membros da AGU a importância do engajamento do maior número possível de Advogados Públicos Federais na mobilização.