Associadas da ANAFE realizaram, na última sexta-feira (5), um lançamento memorável do livro ‘O Poder Feminino: Entre Percursos e Desafios’ – As mulheres perante a legislação, a aplicação do Direito e as políticas públicas e tributárias. O evento aconteceu no na Galeria Cubo de Vidro, no Rio de Janeiro.
“O lançamento no Rio foi uma verdadeira celebração do Poder Feminino”, afirmou Thayana Felix Mendes, uma das autoras do livro. A obra reúne artigos de associadas envolvendo as mulheres perante a legislação, a aplicação do direito e as políticas públicas e tributárias.
“Eu sempre vi, e vejo, mulheres incríveis que duvidam de si mesmas. Não se acham capazes o suficiente para ocupar os cargos que ocupam, mas, ela são e são muito. Eu descobri que não só o corpo da mulher é público, mas, também a pisque de mulher é pública. Essa lógica de opressão persiste. E nós precisamos quebrar esse ciclo. Os filmes de Hollywood estão errados. Eu vi numa entrevista com a Oprah ela dizer que sempre em
Filmes de fim do mundo uma mulher (geralmente a mocinha) pergunta a um homem ‘E agora, o que vamos fazer?’, isso é mentira! Se o mundo estivesse acabando, eu aposto que a pessoa capaz de salvá-lo seria uma mulher, destacou a também autora da obra, Quellen de Freitas, sobre a síndrome da impostora.
Para além do lançamento do livro, que foi um total sucesso, tendo todos os seus exemplares esgotados, as autoras realizaram uma roda de conversa, onde puderam trocar experiências e debaterem sobre o tema.
O evento contou com a presença de advogados, docentes, discentes e diversas autoridades da AGU e do poder público.
SOBRE A OBRA
O livro visa colaborar com reflexões e pesquisas acadêmicas e com o avanço da presença feminina nos espaços de debate. Os artigos ampliam a discussão sobre problemas históricos de desigualdade entre mulheres e homens, inclusive com propostas de soluções. O Poder Feminino: entre percursos e desafios integra um processo de novo olhar sobre estudos jurídicos de temas que contribuem para a evolução da civilização e das instituições vigentes.