No dia 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea no Brasil, a ANAFE divulga evento virtual, que será realizado no próximo dia 25 de maio, às 19h30, com Laurentino Gomes, premiado autor da trilogia ‘Escravidão’, que teve seu primeiro volume publicado em 2019 e com pré-venda do segundo volume anunciada para amanhã. A conversa será mediada pelo Presidente da Associação, Lademir Rocha.
Na descrição da obra “Escravidão – Vol. 1: Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares”, vê-se que o Brasil – maior território escravista do hemisfério ocidental – recebeu cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio. Como resultado, o país tem hoje a maior população negra do planeta, com exceção apenas da Nigéria. Foi também, entre os países do Novo Mundo, o que mais tempo resistiu a acabar com o tráfico de pessoas e o último a abolir o cativeiro, por meio da Lei Áurea de 1888 ― quatro anos depois de Porto Rico e dois depois de Cuba.
A Coordenadora do Centro de Estudos da ANAFE, Cynthia Araújo, destaca outras afirmações constantes na descrição do primeiro volume: “Nenhum outro assunto é tão importante e tão definidor da nossa identidade nacional quanto a escravidão. Conhecê-lo ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente”.
CURRÍCULO DO AUTOR LAURENTINO GOMES
Sete vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, um dos mais importantes do Brasil, Laurentino Gomes é autor dos livros 1808, 1822, 1889 e “Escravidão”, obras que venderam até agora mais de três milhões de exemplares e foram editadas no Brasil, em Portugal, nos Estados Unidos e na China. Seu primeiro livro também foi eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação pela Universidade de São Paulo, é membro titular da Academia Paranaense de Letras.
Serviço:
Live – Escravidão
Data/horário: 25 de maio (terça-feira) às 19h30
Instagram da ANAFE: www.instagram.com/anafenacional/