Os portais dos jornais, Diário do Nordeste, O Povo e Diário de Pernambuco destacaram o posicionamento da UNAFE em relação a atuação da Advocacia-Geral da União na defesa da Petrobras e de seus dirigentes em processo no TCU.
Na última semana, a UNAFE divulgou Nota Pública em que manifestou preocupação com as recentes notícias a respeito da atuação da Advocacia-Geral da União junto ao Tribunal de Contas da União – TCU, para tratar das denúncias envolvendo a Petrobras, incluindo a malversação de grandes somas de dinheiro público.
Para contextualizar, as matérias divulgadas pelos jornais explicam que na semana passada, quando o TCU analisava a correção de uma decisão tomada em julho e que poderia incluir a presidente da estatal, Maria das Graças Foster, no rol de responsabilizados pela compra da refinaria de Pasadena (EUA), o AGU se tornou o primeiro Advogado-Geral da União a fazer uma sustentação oral na Corte de contas.
O Diretor-Geral da UNAFE destacou aos veículos que não é possível dizer se houve interferência política no uso da AGU junto ao TCU. Segundo ele, cabe ao Advogado-Geral da União justificar a participação do órgão no julgamento.
“É uma empresa grande e pode haver interesse da União envolvido. Não dá para descartar que ele estivesse lá para algo pertinente”, afirmou o Diretor-Geral da UNAFE.
Clique aqui para acessar a matéria divulgada pelo jornal ‘Diário do Nordeste’.
Clique aqui para acessar a matéria divulgada pelo jornal ‘O Povo’.
Clique aqui para acessar a matéria divulgada pelo jornal ‘Diário de Pernambuco.