Vários veículos da imprensa nacional destacaram a mobilização conjunta das carreiras da Advocacia e Defensoria Públicas Federais, Delegados e Peritos da Polícia Federal, Oficiais da Inteligência, Auditores da Receita Federal e do Trabalho, Servidores do Ministério das Relações Exteriores, Ciclo de Gestão, Núcleo Financeiro e Agências Reguladoras. A mobilização compreende a realização do dia nacional de paralisação e do grande ato público em frente ao Ministério do Planejamento amanhã, 08, assim como a iminente possibilidade de greve nessas carreiras a partir do dia 20 de agosto, pois embora as negociações salariais venham correndo em mesas separadas, o Governo dá o mesmo tratamento de descaso a todas as categorias.
A agência de notícias Reuters Brasil destacou que a mobilização das 23 entidades de servidores públicos federais aumentaram a pressão em cima do governo federal por aumento e deve culminar com uma ampla greve a partir do dia 20 de agosto, caso o governo não apresente proposta de recomposição salarial da inflação ou de reajuste remuneratório. A mesma notícia foi divulgada pelos sites do jornal Folha de São Paulo, Jornal Extra e pelo G1.
O portal de notícias Terra também noticiou o movimento conjunto e o Jornal Correio Braziliense e enfatizou a Paralisação Nacional e o Grande Ato Público que será realizado amanhã, 08, a partir das 14h30, em frente ao Ministério do Planejamento.
As mobilizações também foram destaques no Blog do Noblat, na Rádio CBN, no Portal de notícias R7, no Jornal O Globo do Rio de Janeiro, no Jornal Correio do Povo de Porto Alegre, no Jornal Bom Dia de São Paulo, no Jornal Diário do Norte do Paraná, no Jornal Correio da Bahia, no Jornal Digital Folha Vitória do Espírito Santo e no Portal de notícias Olhar Direto.
Dentro desse conjunto de atos programados pelas lideranças das carreiras estratégicas para o funcionamento do Estado, a Diretoria da UNAFE disponibilizou ontem, 06, votação eletrônica sobre a deflagração de Greve a partir do próximo dia 20 de agosto pelos Advogados Públicos Federais associados à entidade. A votação está disponível na área restrita do portal e para votar basta que o associado insira login e senha no site.