Na última sexta-feira (24), a representação estadual da ANAFE em São Paulo apoiou a iniciativa da representante da carreira de Procurador Federal no Conselho Superior da Advocacia-Geral da União – CSAGU, Patrícia Rossato Nunes e da Coordenadora do Núcleo de Matéria Previdenciária da Procuradoria Regional Federal da 3ª Região, Angélica Brum Bassanetti Spina, em promover uma palestra com a jornalista Camila Appel, do blog “Morte sem Tabu”, da Folha de São Paulo e uma vivência com a psicóloga Mirlene Marcos Ramos.
O tema abordado pela jornalista foi “Suicídio sem Tabu” e a vivência realizada pela psicóloga trabalhou com os Procuradores Federais presentes a superação e aceitação da morte do Procurador Federal Andrei Henrique Tuono Nery. O evento ocorreu no auditório da Escola da AGU, na sede da PRF da 3ª Região e contou com a presença de mais de 40 Advogados Públicos Federais.
De acordo com a representação estadual da ANAFE em São Paulo, o evento trouxe o cuidado pela conscientização, além de despertar a necessidade da prevenção e da conscientização sobre o tema.
Camila Appel é graduada em Administração de Empresas na EAESP-FGV, e mestranda na London School of Economics, LSE, em Antropologia e Desenvolvimento. Foi a primeira mulher a ser presidente do Diretório Acadêmico da EAESP, em 2000. Iniciou sua carreira como escritora, em 2007, com o lançamento de seu primeiro livro “Do Avesso”. Em 2014, lançou o blog “Morte sem Tabu” na Folha de São Paulo e vem, desde então, se dedicando ao blog e a matérias relacionadas ao tema para o jornal impresso. Atualmente, é também redatora no programa da Globo “Conversa com Bial” que se propõe a discutir temas pertinentes à sociedade brasileira.
Mirlene Marcos Ramos é psicóloga formada pela USP, com MBA em Recursos Humanos, certificada em coaching, dinâmica de grupo, consultoria e Facilitação de conversas significativas por escolas no Brasil e fora do Brasil, atuando como Coach de carreira e Liderança, Professora de MBA e pós-graduação na FIA em temas de desenvolvimento humano. Também trabalha como consultora de desenvolvimento de organizações, utilizando uma abordagem que tem como eixo a crença que uma organização só se desenvolve se as pessoas se desenvolverem.