Publicado em 26 de fev de 2021
Na manhã desta sexta-feira (26), o Diretor de Defesa de Prerrogativas da ANAFE, Ricardo Cavalcante Barroso, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), Gustavo Machado, e o presidente da associação dos procuradores do município do Recife (APMR), Bruno Sampaio, estiveram reunidos com o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).
Ao início da reunião, o dirigente da ANAFE apresentou a Entidade e conversou sobre perspectivas e pautas da Advocacia Pública no Congresso Nacional em 2021. O senador foi atencioso e destacou a importância da Advocacia Pública para realização das políticas públicas essenciais ao Estado brasileiro.
Os presentes também expuseram os pontos preocupantes do atual texto da reforma administrativa (PEC 32/2020). Especificamente sobre a Advocacia Pública Federal, Ricardo Barroso ressaltou que a discussão deve ser balizada no comparativo com outras carreiras jurídicas, sob pena de impactar negativamente na eficiência na defesa das políticas públicas. “Somos a única Função Essencial à Justiça que defende a política pública e o governante.”
O líder do governo no Senado concordou com a importância da Advocacia-Geral da União, relatou experiências pessoais com a consultoria jurídica e lembrou de sua atuação na conquista de 2016, com as prerrogativas da Advocacia Pública.