Na manhã desta quarta-feira (17), dirigentes e representantes da ANAFE promoveram uma reunião híbrida com o deputado federal Darci de Matos (PSD-SC), relator da Reforma Administrativa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
Ao início da reunião, o Presidente da ANAFE, Lademir Rocha, parabenizou o parlamentar pela indicação, destacando a importância de manter o diálogo na preservação do interesse público. Lademir colocou a Entidade à disposição para contribuir com debates e melhorias do texto.
Os membros da ANAFE apresentaram a importância do trabalho da Advocacia Pública Federal, que além da arrecadação e economia aos cofres públicos, confere legitimidade e segurança jurídica às políticas públicas federais e à atuação dos agentes e gestores públicos no âmbito da União. Além disso, explicaram que a AGU é uma Carreira Típica de Estado e Função Essencial à Justiça.
O deputado federal afirmou que a Reforma Administrativa é imprescindível para o Brasil, devido à má gestão ao longo das décadas. De acordo com ele, a reforma atinge basicamente os novos servidores públicos. “A ideia é de criar mecanismos e mudanças pontuais, como no estágio probatório. As mudanças pontuais deverão tratadas na CCJ por meio de projeto especifico.”
Os integrantes da ANAFE destacaram os principais pontos “nefastos” da Reforma Administrativa. Em resposta, o parlamentar se comprometeu em ajudar. “Podem contar com minha sensibilidade e racionalidade nessa questão. Assumo o compromisso de ajudá-los naquilo que for possível.”
Participaram da reunião: o Presidente da ANAFE, Lademir Rocha; a Vice-Presidente, Luciana Hoff; a Diretora de Assuntos Parlamentares, Vânia Faller; o representante da ANAFE em Santa Catarina Otaciano Costa; a representante da ANAFE no DF Vanessa Affonso Rocha; os associados Wanessa Wagner, Robson Carneiro, César Dirceu Obregão Azambuja, César Kirsh, Geórgios Lima Duim Silveira e Márcio do Espirito Santa Rocha; e o assessor parlamentar da ANAFE Marcos Queiroz.