A Diretora da Escola da AGU, Juliana Sahione Mayrink Neiva, respondeu na sexta-feira, 03, ofício encaminhado pela UNAFE em que a entidade contestou o processo seletivo do curso de inglês na EAGU, que prioriza candidatos ocupantes de cargo ou encargo de chefia nas unidades da AGU e Órgãos Vinculados.
Juliana Neiva afirma que devido a grande demanda de membros interessados na primeira turma “a distância” do ano, não foi possível atender a todos, e para otimizar a difusão do conhecimento de forma que a AGU e Órgãos vinculados ganhassem em eficiência no desenvolvimento dos seus trabalhos “foi adotado o critério de preferência tendo-se por norte a Instituição e não a pessoa do Advogado Público Federal”.
Na resposta, a Diretora da EAGU destaca: “Com efeito, deve-se partir do pressuposto legítimo de que se apenas for possível capacitar um ou poucos Advogados Públicos Federais, que se capacite, nesse primeiro momento, os chefes locais, que efetivamente representam a unidade para o público externo”.
A Diretora ainda garante que novos cursos de capacitação em línguas serão oferecidos pela AGU. “O programa de línguas da EAGU é permanente e garante que nas próximas turmas todos os Advogados Públicos Federais poderão participar do processo seletivo, garantindo o crescimento profissional do participante e instrucional da AGU e seus Órgãos vinculados”.
A assessoria jurídica da UNAFE irá analisar a resposta da EAGU. A entidade se mantém a disposição dos associados que se sentirem prejudicados na seleção.