No fim da tarde de ontem, 8, o Diretor-Geral e a Diretora de Administração e Patrimônio da UNAFE, Luis Carlos Palacios e Simone Fagá, se reuniram com o Ministro de Estado do Esporte, Aldo Rebelo. A reunião foi solicitada pela UNAFE para tratar da condução dos trabalhos da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, que Aldo Rebelo, quando ainda no cargo de Deputado Federal, foi coordenador.
No encontro também estiveram presentes representantes das associações da Advocacia Pública Federal, estadual e municipal que integram a Frente Parlamentar. No encontro, Aldo Rebelo apresentou a sugestão do nome do Deputado Fábio Trad (PMDB-MS) para assumir a coordenação dos trabalhos da Frente Parlamentar.
“O Deputado Fábio Trad, que tem, ao meu ver, realizado um trabalho muito bom no parlamento é o meu indicado para assumir a Coordenação da Frente. Tenho certeza que ele será um bom coordenador. Eu vou continuar ajudando dentro, é claro, das minhas possibilidades”, afirmou Aldo.
O Diretor-Geral da entidade respondeu que as entidades representativas da Advocacia Pública já haviam concordado consensualmente com o nome do Deputado Fábio Trad para coordenador dos trabalhos.
“Nós concordamos por unanimidade com a iniciativa do Ministro em indicar Trad para estar à frente dos trabalhos. Ele já tem sido um parceiro na condução do novo CPC com a inclusão das emendas da UNAFE a favor da Advocacia Pública e certamente nos ajudará ainda mais quando for alçado ao cargo de coordenador da Frente”, afirmou Palacios.
Luis Carlos Palacios ainda elogiou e agradeceu o empenho do Ministro e reafirmou a sua importância na interlocução política dos pleitos da Advocacia Pública nos três níveis da Federação. Neste momento, o Diretor-Geral da UNAFE apresentou algumas pautas de interesse dos Advogados Públicos que tramitam no Congresso e ainda não tiveram a devida atenção do Governo. Palacios pediu ao ministro apoio na mediação destas pautas.
“A UNAFE acabou de sair de uma reunião com o Deputado e Vice-Líder do Governo no Congresso Nacional, Gilmar Machado (PT-MG). Ele acabou de nos informar que o Governo pretende dar reajuste apenas aos juízes, isso é muito ruim para a Advocacia Pública, que já enfrenta um desnível muito grande em relação à magistratura. Peço ao Ministro, que certamente tem interlocução diária com a Presidente Dilma que leve a aflição e o descontentamento dos Advogados Públicos com esse iminente aumento do fosso salarial entre as carreiras”, afirmou Palacios.
Outros assuntos também foram apresentados pelos demais representantes da Advocacia Pública, entre eles, o PL 1992/2007, que cria Fundo de Previdência Complementar para o Serviço Público e o III Pacto Republicano. Sobre o PL, Aldo Rebelo, disse que vai examinar para compreender melhor a proposta.