Na tarde da última quarta-feira, 13, o Diretor-Geral da UNAFE, Carlos Marden reuniu-se com os demais dirigentes das associações representativas da Advocacia Pública, em âmbitos federal, estadual e municipal, para discutir as novas ações e estratégias políticas para intensificar o Movimento Nacional pela Advocacia Pública.
No início da reunião, os integrantes do Movimento Nacional para Advocacia Pública realizaram uma análise geral sobre os a tramitação da PEC 82/07, que prevê autonomia financeira, administrativa e funcional para a Advocacia Pública nos três níveis da Federação.
Após intensa articulação da UNAFE e demais entidades representativas da Advocacia Pública, a Comissão Especial destinada a analisar a PEC 82/07, aprovou em maio deste ano, por unanimidade, o relatório apresentado pelo Deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), que conclui pela aprovação da matéria.
Desde então, a UNAFE tem atuado para que a matéria, que está pronta para votação, seja apreciada e votada pelo Plenário da Câmara Federal. Além da atuação parlamentar, a pedido da UNAFE, diversos Deputados apresentaram requerimentos para inclusão da PEC 82/07 na pauta do Plenário da Casa.
Na reunião, os dirigentes das entidades que compõe o Movimento também discutiram encaminhamentos da campanha em âmbito nacional e próximas ações a serem realizadas, a fim de fortalecer e dar maior divulgação ao Movimento Nacional pela Advocacia Pública.
Com o slogan ‘Autonomia para defender o que é do povo brasileiro’, a campanha objetiva garantir autonomia institucional da Advocacia Pública. Nesse sentido, estão sendo desenvolvidas várias ações nos meios midiáticos, para demonstrar a importância da atuação dos Advogados Públicos na defesa dos legítimos interesses da sociedade brasileira.