Em homenagem ao Dia Nacional dos Aposentados, comemorado em 24 de janeiro, a ANAFE, promoveu, nessa segunda-feira (25), um evento virtual com palestras e homenagens aos associados, que tanto contribuíram e contribuem para a Advocacia Pública Federal e para a Associação.
A Diretora de Assuntos do Aposentado e Pensionista da ANAFE, Fátima Cristina da Silva Mendes, deu início à programação destacando a satisfação em realizar o evento em homenagem aos colegas que tanto batalharam, que ajudam, e trouxeram esperança quando ingressamos na carreira. “É com muita satisfação que a diretoria da ANAFE começa um novo ciclo de entendimento com nossos colegas. Nosso objetivo é de trazer informações para que possam usufruir nosso empenho e dedicação a vocês.”
PALESTRA – MEDIAÇÃO DE CONFLITOS INTERGERACIONAIS
Abrindo a série de palestras, a mediadora judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Soria de Fatima Teixeira Pereira Lessa agradeceu pelo convite da ANAFE e afirmou a satisfação de comemorar o Dia Nacional do Aposentado.
De acordo com ela, a proposta de celebrar o Dia Nacional do Aposentado vem com a ideia de celebração da vida, de pensarmos na vida como algo que a gente precisa recordar. “A vida são fases e ciclos, momentos especiais e a gente pensa em como conviver, cada pessoa com sua história de vida, suas características e como conviver?”, refletiu.
Soria trouxe a definição da palavra aposentadoria: do latim pausare, pausar, parar, descansar. Afirmando que depois de tanta dedicação, de construir toda uma história de vida profissional, estudos falam sobre uma primeira fase da aposentadoria de descanso, de busca de algo que dê prazer, mas para além da pausa deve-se pensar e tentar ressignificar a palavra aposentadoria.
Ilustrando sua fala com a definição da professora Dulcinéia Monteiro “Aposentadoria é um ponto de mutação, seja ela uma transição para novos percursos ou para continuidade de atividade, mas sempre será uma encruzilhada em que uma série de escolhas vitais podem se fazer presentes abrindo novas possibilidades de realização”, a mediadora elogiou a proposta da ANAFE e frisou a importância do compartilhamento de momentos, de conexões e de pensar nos novos caminhos que podem ser escolhidos.
Ao final de sua palestra, deixou uma mensagem sobre a importância dos sonhos. “Que a gente possa ter em todas as fases da nossa vida o sonho, que não perca a busca de novos caminhos e novas possibilidades.”
HOMENAGEM
A programação especial foi retomada com a apresentação do vídeo da homenagem realizada pela ANAFE ao Procurador Federal Aposentado associado Ildefonso Silveira de Carvalho simbolizando deferência a todos os aposentados.
A Diretora de Integração Social, Maria Dionne Felipe destacou que o Dia do Aposentado foi criado em 24 de janeiro de 1923, em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social pelo presidente Arthur Bernardes.
“Para marcar esse dia, a diretoria da ANAFE escolheu o Procurador Federal aposentado Ildefonso Silveira de Carvalho para ser homenageado com a medalha Professor Santiago Dantas, jurista carioca, patrono da carreira de Procurador Federal por ter produzido parecer (1956) que norteou o STF em decisões favoráveis aos Procuradores Federais”, disse.
Ela explicou que a condecoração foi entregue respeitando todos os protocolos sanitários face à pandemia, tendo sido entregue à sua filha Fernanda que fez chegar às mãos do homenageado. “O nosso homenageado tem em sua residência um acervo com fotos, certificados, diplomas e medalhas que fazem parte da sua linda trajetória profissional.”
De acordo com Dionne, o momento foi de grande emoção com o sentimento de gratidão. “Que a gente consiga seguir com esse comprometimento que o colega tem com a carreira”, finalizou.
O homenageado, por sua vez, afirmou que a honraria o deixa ainda mais emocionado por ser concedida pelos colegas Advogados Públicos Federais. Destacou que desde o início da atividade como Procurador e mesmo após aposentado, acompanha e participa do movimento associativo de forma atuante e interessada.
“Sinto-me honrado por receber a medalha com a qual leva o nome de um dos intelectuais e juristas mais importantes do século XX. A Comenda Professor San Tiago Dantas me traz grandes emoções por reconhecer a minha atuação e participação no meio associativo”, declarou.
Clique aqui para ler o discurso completo.
PALESTRA – O FUTURO NÃO É MAIS COMO ANTIGAMENTE
“O Futuro não é mais como era Antigamente”, com este tema, o Consultor e Futurista Gilberto Lima, apresentou no Webinário dedicado aos aposentados associados a ANAFE, as mudanças disruptivas que a humanidade atravessa. Gilberto falou sobre inovações de impacto nos vários campos da vida: mobilidade humana, avanços da biotecnologia e da genética com impactos na longevidade, a nova corrida espacial, o uso da robótica e da inteligência artificial entre outros.
Empenhado em humanizar os avanços tecnológicos, o palestrante mencionou a mudança de comportamento da sociedade global que migra da cultura do ter para a cultura do acessar. “Segundo a ONU, seremos 9,7 bilhões de habitantes em 2050. É chegada a hora da descarbonização da vida e a nova geração está empenhada em atuar de forma colaborativa, com o foco na reutilização e na economia do compartilhamento, ressignificando valores, crenças e atentos a uma distribuição de renda mais justa socialmente. Precisamos apoiá-los”, declarou o futurista.
GIlberto Lima disponibiliza vários conteúdos com esta temática em seu canal do YouTube e demais redes sociais: gilbertonamastech
PALESTRA – APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS DE SEGURO DE VIDA PARA OS APOSENTADOS
Em seguida, o especialista em finanças Rodrigo Tenório e o corretor de seguros Rodrigo Puttini apresentaram opções de seguro de vida para os aposentados da ANAFE e abordaram assuntos como reforma da Previdência, destruição da pensão, a nova aposentadoria por incapacidade, gestão financeira (dívidas, consignados, receitas, ajuda aos filhos, cartão de crédito etc.), investimentos (erros mais comuns e estratégias) e seguros para mitigar riscos de ruína.
ENCERRAMENTO
Ao final do evento, a Diretora de Integração Social, Maria Dionne Felipe falou sobre “Certificado Digital e seus benefícios” com uma abordagem voltada aos aposentados numa nova era. Como forma de presentear os associados aposentados, a dirigente explicou que a diretoria deliberou por conceder a certificação digital aos interessados.
Os associados aposentados deverão encaminhar um e-mail de solicitação para atendimento@anafenacional.org.br com o título “Certificação Digital”.
O encerramento do evento foi conduzido pelo Presidente da ANAFE, Lademir Rocha, que destacou a honra em participar da programação. Parabenizou e agradeceu pelo envolvimento de todos e saudou os que, tendo nos precedido na caminhada de construção da advocacia de Estado, abriram sendas e caminhos onde havia pedras. São visionários, são precursores, são desbravadores.
“A ANAFE assumiu o desafio de representar generosamente todos os advogados públicos federais, das quatro carreiras, ativos e aposentados. Realizar essa tarefa não é uma atividade simples, pois em meio de tantos interesses comuns, temos, aqui e acolá, pontos de divergência. Não devemos, porém, ver as diferenças e os conflitos intra e intergeracionais como barreiras invencíveis, mas como elementos naturais da vida humana e apostar em saídas que não acirrem as diferenças, mas sim construam pontes e caminhos de convergência”, destacou.
Segundo Lademir, além da representação dos interesses comuns e da busca soluções consensuais dos interesses divergentes, a ANAFE cumpre importante papel promocional e integrativo. “Nesse sentido, temos investido na disponibilização de novos serviços e convênios, adequados às necessidades dos associados. A palavra de ordem é que os serviços e convênios celebrados pela ANAFE sejam pensados na perspectiva da inclusão e adequação às necessidades dos associados aposentados e pensionistas.”
O presidente afirmou que os associados não são meros destinatários das ações associativas, mas seus principais protagonistas. Esse protagonismo não desaparece com a aposentadoria, mas assume novas dimensões.
“Tanto na atuação político-representativa da ANAFE, como sua atuação prestacional não podem ser pensada em termos de uma relação de clientela, em que os associados são meros clientes da entidade associativa. Ao contrário, o associado forma o alicerce. Os que nos precederam, estão na base desse alicerce. São eles que impedem que a memória se perca. Não abriremos mão dessa representação, nem apostaremos em respostas simplistas, que acirram, em lugar de resolver, os conflitos. Um grande abraço a todos!”, finalizou Lademir Rocha.
Confira os vídeos abaixo: