Na última quinta-feira, 07, foram realizados dois eventos para celebrar o Dia Nacional da Advocacia Pública. Em Varginha-MG, foi promovido no auditório da OAB o I Encontro Sul Mineiro de Advocacia Pública. Já no Rio de Janeiro, advogados, procuradores e defensores públicos participaram de palestra que reuniu 123 pessoas no auditório da OAB Niterói.
O I Encontro Sul Mineiro de Advocacia Pública, realizado em Varginha, teve objetivo de promover a reflexão sobre o papel dos Advogados Públicos e sobre os benefícios que uma Advocacia Pública forte pode trazer para o país e para a sociedade. Um ciclo de palestras foi programado com os temas: Advocacia Pública na Defesa do Interesse Público; Prerrogativas da Advocacia Pública; Advocacia Pública e Reforma do Processo Civil; O Advogado Público do Município e a Constitucionalização da Carreira.
Os palestrantes foram: o Procurador Federal Galdino José Dias Filho, o Procurador do Estado Alexandre Moreira de Souza, a Procuradora Federal Simone Carneiro Carvalho, o Procurador Municipal, Alexandre Frederico Rodrigues de França Antunes,
Participaram do evento mais de 170 pessoas. Os Advogados Públicos Federais, Estaduais e Municiais de Varginha, Lavras e Poços de Caldas. Todas as carreiras da Advocacia Pública Federal se fizeram presentes ao encontro: Procuradores da Fazenda Nacional, Procuradores Federais e Advogados da União.
O Coordenador do Centro de Estudos da UNAFE, Galdino Dias, que atuou na organização do evento, distribuiu o “Guia de Melhores Práticas” elaborado pela UNAFE.
Para Galdino Dias, o encontro superou as expectativas. “O evento foi um grande sucesso. O auditório ficou lotado e os temas abordados despertaram grande interesse no público presente. Foi uma excelente oportunidade para a integração dos Advogados Públicos sul mineiros e para a reflexão sobre o nosso papel. Comemoramos o ‘Dia Nacional da Advocacia Pública’ em grande estilo”, afirmou Galdino.
RIO DE JANEIRO
Na OAB Niterói, 123 pessoas também acompanharam palestra com o objetivo de marcar o Dia Nacional da Advocacia Pública. Na ocasião, o presidente da OAB Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, deu posse à Comissão de Advocacia Pública, presidida por José Pamplona Vieira Peixoto. O Presidente da OAB, destacou a importância da advocacia pública no cenário nacional e o papel relevante que seus integrantes desempenha em defesa dos interesses dos órgãos públicos.
O encontro foi organizado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, presidida por Raphael Diógenes Serafim Vieira, procurador do município, que fez um resumo do trabalho que a advocacia pública realiza na União, Estados e Municípios.
Na abertura, Luciana Marinho da Silva, procuradora seccional Federal em Niterói e delegada da Comissão de Advocacia Pública da OAB Niterói, falou sobre o papel da advocacia pública, essencial à Justiça. Carlos Raposo, procurador-geral do município de Niterói, também lembrou a importância da advocacia pública para o Brasil e para os cidadãos, no seu papel essencial à Justiça.
Participaram da mesa, além de Antônio José Barbosa da Silva, que representou o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz; Rodrigo Tostes de Alencar Mascarenhas, Raphael Diógenes Serafim Vieira, Luciana Marinho da Silva e Carlos Raposo, Marcos da Silva Couto, procurador regional federal da 2ª Região; Rafael Machado de Oliveira, procurador regional do INSS na 2ª Região (RJ/ES/MG); Carlos Eduardo Santos Wanderley, chefe da Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro; Guilherme Oliveira Arruda, procurador da Seccional da União em Niterói; Bernard dos Reis Alô, defensor público da União em Niterói; Vitor Tadeu Carramão Mello, procurador da Seccional da Fazenda Nacional; Renato Rabe, procurador federal e diretor da UNAPE, e a procuradora federal Luciene Saldanha, conselheira da OAB Niterói.