O deputado federal José Guimarães (PT-CE) aceitou hoje (21/06) convite feito pelo diretor-geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, para assumir a Subcoordenação de Defesa das Obras e Políticas Públicas da Frente Palarmentar Mista em Defesa da Advocacia Pública. Ao ser convidado, o deputado federal manifestou total apoio à iniciativa da UNAFE de criação da Frente Parlamentar e destacou que a Advocacia Pública precisa ser fortalecida. “Pode contar comigo. Tudo deve ser feito pelo fortalecimento da Advocacia Pública”.
O diretor-geral da UNAFE falou sobre algumas dificuldades encontradas pelos advogados públicos, principalmente nas Consultorias Jurídicas junto aos ministérios, onde, segundo ele, impera a cultura do medo. O deputado federal concordou com o diretor-geral da UNAFE e ressaltou que a principal causa deste do medo é a falta de prerrogativas para os advogados públicos.
Na oportunidade, Luis Carlos Palacios falou que grandes projetos do País passam pelas mãos dos advogados públicos antes de serem implementados e enfatizou: “Para alcançarmos uma série de objetivos é preciso uma série de prerrogativas”.
A posse dos demais procuradores federais aprovados no concurso de 2010 também foi tratada durante o encontro. Luis Carlos Palacios pediu auxílio do deputado para posse imediata dos aprovados. O deputado federal José Guimarães se colocou à disposição da UNAFE e prometeu levar o assunto diretamente ao Palácio do Planalto. O deputado também solicitou à UNAFE documento explicando a atual situação do concurso.
A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, que será instalada nos próximos dias, depois do recesso parlamentar, será coordenada pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB – SP) e terá subcoordenações para tornar os trabalhos mais eficientes. Mais de 222 deputados e senadores já fazem parte da Frente.