Na manhã desta segunda-feira (29), membros da ANAFE e do Sinprofaz estiveram reunidos por videoconferência com o Deputado Federal Gervásio Maia (PSB-PB) para tratar da Reforma Administrativa (PEC 32/2020), e das especificidades da Advocacia-Geral da União (AGU).
Ao abrir a reunião, a Vice-Presidente da ANAFE, Luciana Hoff, apresentou a entidade, a Instituição e os pontos controversos da proposta de reforma. “A AGU faz a defesa da União e suas autarquias. Somente em 2020, a nossa Instituição economizou e recuperou mais de R$ 630 bilhões para os cofres públicos.”
A Diretora de Assuntos Parlamentares da ANAFE, Vânia Faller, cumprimentou o parlamentar pela votação da PEC emergencial, que, segundo ela, foi uma pequena Reforma Administrativa. Ela destacou que a AGU é Função Essencial à Justiça e Carreira Típica de Estado, portanto, deve ter tratamento isonômico com essas carreiras. “Temos um grande trabalho de sensibilizar a sociedade sobre a importância do serviço público. Estamos junto com Fonacate para tratar das especificidades e para desempenhar bem o nosso papel. Não podemos ter uma Advocacia Pública pública sucateada, temos que ter as mesmas prerrogativas das carreiras coirmãs.”
O representante estadual da ANAFE na Paraíba João Jurema colocou a entidade à disposição do deputado citando as lutas anteriores e apresentando os colegas do Estado. “Estamos aqui para ajudar em tudo que for necessário no enfrentamento dessa desreforma.”
O Procurador Federal associado Raimundo Almeida ressaltou que o parlamentar tem visão certa sobre o servidor público, que enxerga e conhece bem o papel da AGU e de sua importância estratégica. “Reforçamos sempre para que tenham mais subsídios para trabalhar não em defesa da carreira, mas em defesa da União, do erário público e do Estado brasileiro”, destacou citando a atuação dos Advogados em todas as políticas públicas como na aprovação da vacina contra a Covid-19.
Em seguida, os membros da ANAFE falaram sobre o trabalho desenvolvido pelos membros da AGU no Estado, como em duplicação de uma importante via e em ação com a companhia hidrelétrica.
O parlamentar ouviu atentamente aos argumentos concordando com a necessidade de um debate qualificado quanto à Reforma Administrativa. Ele demostrou preocupação com dispositivo como o que permite nomeação de indicados políticos em Instituições estratégicas e destacou a necessidade de uma mobilização nacional.
“A mobilização nacional é de suma importância, fechar em cada estado, falar com todos os parlamentares. Não podemos deixar de fazer pressão. Agradeço pela oportunidade e quero estabelecer um canal para trocar ideias e debatermos para fazermos esse primeiro embate e depois seguir nessa caminhada que não será fácil”, finalizou Gervásio Maia.