No último dia 10, os dirigentes das entidades representativas da Advocacia Pública Federal e Estadual, se reuniram com o Deputado para formalizar o convite para coordenar a Frente Parlamentar Mista da Advocacia Pública.
O Deputado Federal Fábio Trad (PMDB/MS) discursou na tarde de ontem, 23, acerca da situação da Advocacia Pública no país. Fábio Trad avalia a precariedade da estrutura oferecida à carreira em comparação com outras carreiras públicas.
O parlamentar enfatizou disparidades que existem entre a Advocacia Pública e as demais carreiras de Estado. Ele citou como exemplo, a distância remuneratória entre a AGU e o Ministério Público Federal. Fábio Trad ainda enfatizou as incoerências em relação à estrutura e aporte de recursos oferecidos às carreiras jurídicas. Segundo ele, instalações, equipamentos, quantitativo de membros e quadro de apoio na AGU mostram a distância da Instituição das demais carreiras consideradas Funções Essenciais à Justiça.
Trad explica que tais distinções no tratamento das carreiras gera uma desvalorização da Advocacia Pública, que é Função Essencial à Justiça e extremamente relevante para a população brasileira, uma vez que bilhões de reais sonegados aos cofres públicos são recuperados pelo sacrifício, dedicação e profissionalismo dos Advogados Públicos brasileiros, que merecem ser fortalecidos e valorizados, em defesa da sociedade.
Para finalizar, Trad acabou o discurso afirmando ter recebido e aceitado honrosamente o convite para assumir a Coordenação dos trabalhos da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública.
No início deste mês, o Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, e os demais representantes de Associações da Advocacia Pública Federal e Estadual, formalizaram o convite para o Deputado coordenar a Frente Parlamentar Mista em defesa da Advocacia Publica. Na ocasião, Fábio Trad aceitou o convite e confirmou que desejava ficar a par de todas as demandas da categoria no Congresso.
Para assistir ao discurso na íntegra clique aqui.