A luta dos Advogados Públicos Federais contra o PLP 205/12, que altera a Lei Orgânica da AGU, tem ganhado destaque na imprensa.
Na última semana, diversos veículos, em âmbito nacional, destacaram o grande Ato Público contra o PLP 205/12, organizado pela UNAFE com apoio das demais entidades representativas da Advocacia Pública. Cerca de 300 Advogados Públicos Federais participaram da manifestação, ocorrida na OAB Federal em Brasília no último dia 14 de agosto.
Um dos jornais de maior circulação no DF, o ‘Jornal de Brasília’, publicou na quarta-feira, 14, notícia sobre obre o PLP 205/2012. A matéria intitulada “Mudanças colocam em risco o futuro da AGU”, traz a preocupação da Diretora-Geral da UNAFE, Simone Ambrósio, quanto à redação atual do Projeto de Lei.
Na publicação, Simone Ambrósio ressalta que a primeira ameaça da mudança proposta pelo AGU atingiria a própria Constituição, que prevê o princípio de impessoalidade e do concurso público. A Diretora-Geral da UNAFE ressaltou que as manifestações contra o PLP 205/12, comprovam a insatisfação generalizada dos Advogados Públicos Federais.
O ‘Blog do Servidor’, mantido pelo jornal Correio Braziliense, também destacou a Manifestação ocorrida na última quarta-feira, 14, no Edifício-Sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB, em Brasília.
“Na ocasião, Advogados Públicos Federais e membros da sociedade civil demonstraram sua contrariedade ao PLP 205/2012. O projeto permite o aparelhamento político da AGU, retirando a independência técnica dos membros da instituição e admitindo que pessoas não concursadas exerçam atribuições jurídicas”, aponta trecho da publicação.
O ‘Correio de Santa Maria’ destacou que para a Diretora-Geral da UNAFE, Simone Ambrósio, a participação do número expressivo de Advogados Públicos no movimento, revela a insatisfação com a falta de soluções aos problemas vivenciados pelos membros da AGU atualmente.