A votação, que ocorreu por via eletrônica, foi encerrada nesta quarta-feira, 05. A Comissão Eleitoral já consolidou as informações e apresenta os resultados aos membros das carreiras.
Iniciativa pioneira das entidades de classe, votação para formulação de lista tríplice com membros das carreiras da AGU para ocupação do cargo máximo na Instituição contou com participação expressiva dos Advogados Públicos Federais.
Segundo informações da Comissão Eleitoral constituída na forma do Edital conjunto Unafe-Sinprofaz, de 24/10/2014, foram apurados 5.071 votos, através do sítio eletrônico www.listatripliceagu.com.br.
Pelas regras do Edital, o processo ocorre em duas etapas por votações diretas e secretas. Nesta quarta-feira, 5/11, encerrou-se a primeira etapa, quando os eleitores poderiam votar em qualquer membro das carreiras que compõem a AGU, com a opção de escolher até seis nomes.
Os nomes escolhidos pelas carreiras foram os seguintes:
- Aldemario Araujo Castro, Procurador da Fazenda Nacional 370 votos
- Marcelo de Siqueira Freitas, Procurador Federal 340 votos (desistiu)
- Paulo Renato Gonzalez Nardelli, Procurador da Fazenda Nacional 265 votos
- Manuel de Medeiros Dantas, Advogado da União 250 votos
- Miguel Angelo Sedrez Junior, Procurador Federal 211 votos
- Carlos Marden Cabral Coutinho, Procurador Federal 202 votos
- Francisco Tadeu Barbosa de Alencar, Procurador da Fazenda Nacional 172 votos (desistiu)
- Dimitri Brandi de Abreu, Procurador Federal 153 votos
Portanto, em razão das duas desistências mencionadas, os colegas habilitados para a segunda etapa são : Aldemario Araujo Castro (Procurador da Fazenda Nacional), Paulo Renato Gonzalez Nardelli (Procurador da Fazenda Nacional,), Manuel de Medeiros Dantas (Advogado da União,), Miguel Angelo Sedrez Junior (Procurador Federal,), Carlos Marden Cabral Coutinho (Procurador Federal,) e Dimitri Brandi de Abreu (Procurador Federal).
Segundo o Diretor-Geral Roberto Mota, o processo eleitoral foi um grande sucesso não só pela participação maciça dos colegas como, sobretudo, pela quantidade de votantes capilarizada pelas 4 carreiras o que refletiu , inclusive na formação da lista sêxtupla, com a escolha de 3 Procuradores Federais, 2 Procuradores da Fazenda e 1 advogado da União.
Segunda etapa
Com a divulgação da lista sêxtupla, no período de 10 a 16 de novembro, será realizada a segunda etapa do processo eleitoral, agora para escolha da lista tríplice.
Em novo escrutínio, os Advogados Públicos Federais vão votar, necessariamente, em três nomes para compor a lista tríplice, podendo fazer a escolha apenas entre os membros da lista sêxtupla.
Importante ressaltar que, mesmo aqueles que não participaram da primeira votação, estarão aptos a votar nesta segunda etapa.
A divulgação da lista tríplice ocorrerá no próximo dia 17 de novembro. O resultado será oportunamente levado ao conhecimento da Presidenta da República, Dilma Rousseff, por dirigentes das duas entidades que lançaram a iniciativa: Unafe e Sinprofaz.
Clique aqui para ver a relação de votados.
Clique aqui para ver a justificativa para a desistência de Francisco Tadeu Barbosa de Alencar – divulgada a pedido.