Atualmente, cerca de mil Membros da AGU lotados em Brasília fazem parte da OAB/DF.
Considerando a importância da participação dos Advogados Públicos Federais nas decisões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o procurador federal associado à ANAFE e Presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB/DF, Adriano Furiati, convida os associados da ANAFE lotados em Brasília a participarem ativamente das Comissões na Seccional.
Atualmente, há mais de 80 colegiados sobre os mais variados assuntos, tais como: Constitucional, tributário, combate à corrupção, defesa da concorrência, honorários, dentre outras. Cada interessado pode participar de até duas comissões.
A Comissão da Advocacia Pública Federal da OAB/DF, por sua vez, tem o objetivo de servir de canal de interlocução entre a OAB/DF e os membros da Advocacia Pública Federal em exercício no Distrito Federal para buscar o fortalecimento da carreira com a defesa dos diversos pleitos que lhe são inerentes.
“Nesse sentido, é fundamental a participação dos Membros da AGU na Comissão da Advocacia Pública Federal em razão das diversas pautas que as carreiras demandam. A OAB é uma entidade que tem atuação bastante proativa e com grande poder de comunicação, e, portanto, essencial para novos pleitos, bem como para evitar retrocessos das prerrogativas já conquistadas”, ressaltou o associado.
Além da Comissão da Advocacia Pública, os membros da ANAFE também podem participar de outras comissões temáticas que se alinhem ao trabalho realizado em alguns setores da AGU, o que pode trazer a expertise e a perspectiva da advocacia pública em relação a estes temas. “A participação nas outras comissões temáticas também revela sua importância na medida em que traz a visão da advocacia pública em comissões que em sua maioria são compostas por advogados privados, e neste ponto tende a contrabalançar a atuação da Ordem”, afirma Furiati.
A Seccional aceita ao longo de todo ano a inscrição de novos advogados e advogadas interessados em participar das Comissões. Mas, de acordo com Adriano Furiati, este é o período ideal para requerimento de inscrição, visto que é o início do calendário dos trabalhos e debates.
Clique aqui para se inscrever e participar de uma das Comissões da OAB/DF.