Os membros do Colegiado da UNAFE se reuniram na última sexta-feira, 03, em Brasília para tratar das metas da entidade para o ano de 2012. Na reunião, foram discutidos vários temas, merecendo destaque o debate sobre estratégias de divulgação da entidade e da Advocacia Pública para a sociedade, além de definições de atuação da entidade este ano.
A reunião teve início na manhã de sexta-feira, quando o Diretor-geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, destacou a publicação do Diagnóstico da Advocacia Pública, cujo exemplar foi distribuído para todos os presentes para que analisem o seu teor.
Palacios continuou a reunião informando a respeito da campanha salarial. O Diretor ratificou a informação obtida na Secretaria Geral da Presidência da Republica de que não há pré-disposição do governo para aumento salarial ao Funcionalismo Federal antes de 2013. Foi deliberado que a UNAFE atuará em conjunto com a as demais entidades da Advocacia Pública Federal, mantendo a interlocução com as demais carreiras do Executivo Federal para troca de informações, ante esse cenário pouco promissor.
Durante a tarde, o Consultor de Comunicação da UNAFE, Clóvis Souza, relatou sobre as possibilidades de desenvolvimento de campanha de marketing institucional com utilização de mídia de rádio e de TV, esclarecendo o papel do Advogado Público, bem como da importância da participação de eventos como a Ação Global. Para as demandas propostas pelo Consultor, o colegiado definiu que a estratégia de comunicação deve consolidar uma identidade para a Advocacia Pública Federal junto à sociedade.
Em seguida, a palavra foi passada para o Diretor da 2ª Região da UNAFE, Dianny Silveira, para falar sobre o levantamento estatístico referente ao engessamento das promoções. Dianny informou que os dados levantados até o momento ainda não se mostram suficientes para uma conclusão consistente do estudo. O Colegiado deliberou pela disponibilização de funcionário da UNAFE para auxiliar no fechamento do estudo e fixou o prazo para conclusão em 40 dias.
O Vice-Presidente do Colégio de Representante, Thiago Costa Bolzani, encaminhou ainda a deliberação de outros assuntos, ora destacados os mais importantes:
Sugestões de mobilizações por associados
Quanto à realização de enquetes sobre a gestão Adams, questão remuneratória, LOAGU e realização de greve, sugestões encaminhadas por alguns associados aos Delegados da entidade, a diretoria e o colegiado decidiram inicialmente formular carta aberta a ser divulgada no site da UNAFE e das demais entidades que compõem o Forum da Advocacia Pública Federal, bem como a realização de reunião com o AGU para cobrança dos avanços institucionais necessários à carreira, como Lei Orgânica e carreiras de apoio, pontos da pauta comum estabelecida com o Forum. Atitudes mais contundentes poderão ser tomadas, a medida em que as demandas não forem atendidas, nelas incluindo a convocação de assembléias estaduais para deliberar sobre essas ou outras iniciativas.
Grupo de Trabalho
Sobre a possibilidade de a UNAFE influir na composição do grupo de trabalho sobre a reestruturação das carreiras jurídicas da AGU, deliberou-se que esta oficiará ao AGU, solicitando maior transparência e participação nas discussões, a fim de manter o associado a par dos andamentos. Além disso, a UNAFE irá apoiar a participação dos representantes do Conselho Superior no GT, nos termos em que faculta a portaria de sua criação.
Projetos de interesse da Advocacia Pública
Com relação aos projetos de interesse da Advocacia Pública, a UNAFE continuará atuando junto ao Congresso Nacional para acompanhar e manter as discussões sobre os temas em tramitação.
Estiveram presentes na reunião do Colegiado, o Diretor-Geral Luis Carlos Palacios, o Diretor de Relações Institucionais, Gustavo Maia, a Diretora de Administração e Patrimônio, Simone Fagá, a Diretora Financeira, Gina Mello, o Diretor de Comunicação, Leandro Garcia, o Coordenador Jurídico, Paulo Aires, os Diretores da 1ª, 2ª e 5ª Regiões, Helena Dias, Dianny Silveira, e Daniel Teixeira os Delegados, Alessandra Barbosa, de Goiás, Aldenor de Souza Bohadana Filho, do Pará, George de Carvalho, do Piauí, Wenderson Gagliano, da Bahia, Cláudio Peixoto e Felipe Hessmann, de Santa Catarina, Thiago Bolzani, do Espírito Santo, Jane Midões e Sidali Magalhães, do Rio de Janeiro, Fábio Gatti, de São Paulo, Adriano Bernardo, do Paraná, Alex Franco, de Minas Gerais, Suzana de Souza, do Pernambuco, Leonardo Furian, do Rio Grande do Sul, Carlos Augusto, de Sergipe, Pedro Alexandre, do Rio Grande do Norte e Gustavo André Costa, de Alagoas.
A Ata da Reunião será oportunamente divulgada no site da entidade.