A diretora de Assuntos do Aposentado e Pensionista da ANAFE, Maria Auxiliadora Camargo, além dos procuradores federais associados Angélica Dubra e Rodrigo Dowsley, participaram no último mês do curso “Herramientas constitucionales para las crisis de las democracias contemporâneas”, realizado pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
O curso contou com aulas, oficinas e visitas. O conteúdo programático foi dividido nos seguintes blocos: Jurisdição constitucional, processos políticos e divisão de poderes; Garantia de direitos e liberdades como índice democrático; Constitucionalismo, supranacionalidade e globalidade; e democracia constitucional e democracia eleitoral.
De acordo com a diretora da ANAFE, as atividades em Salamanca foram intensas e muito proveitosas. “O curso agregou muito conhecimento para nós participantes. Foram conferencistas muito renomados de diversos países, que dividiram seus conhecimentos conosco. Além dos professores da própria Universidade de Salamanca, ainda tivemos aulas com professores de outras universidades europeias. Vale ressaltar, ainda, o fato de que os brasileiros eram em maior número no curso, em um total de seis.”
Para Rodrigo Dowsley, foi uma experiência excelente, que deve servir de exemplo para outros convênios do Centro de Estudos. “Ter participado do curso na Universidade de Salamanca, que tem mais de 800 anos, é a mais antiga da Espanha e a quarta mais antiga da Europa, foi uma experiência excelente. Foi possível adquirir muito conhecimento com essa experiência ibero-americana, que, além de compartilhar muitas similaridades com a nossa realidade brasileira, muitas vezes já enfrentaram problemas que estamos enfrentando agora e podem servir de paradigma para a defesa do erário”, ressaltou.
A associada Angélica Dubra salientou que o curso superou as expectativas, com ótimos expositores, dentre renomados professores da Espanha, Brasil e Itália. “Os conhecimentos adquiridos nos apresentaram novas perspectivas e ferramentas para o defesa dos interesses públicos que a AGU representa. A diversidade de opiniões manifestadas nas oficinas, as discussões doutrinárias das conferências e o conteúdo programático das aulas fizeram valer a pena cada minuto.”
Além disso, a associada destacou que a oportunidade trouxe experiências que vão além da especialização acadêmica. “Além das aulas, houve muita interação cultural, com cinema e música, bem como a gastronomia local. A cidadela de Salamanca é impressionante. Também fizemos muitos novos amigos dentre os participantes dos diversos países. Só posso agradecer muitíssimo à Anafe por esta oportunidade única de aperfeiçoamento profissional”, disse.