A convite da Associação dos Delegados da Polícia Federal- ADPF, a UNAFE participou do encontro. Entidades pretendem organizar para o dia 26 de outubro novo movimento nacional pela valorização do serviço público e fortalecimento do Estado.
O Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, esteve nesta terça-feira, 18, com dirigentes de entidades representativas das carreiras da auditoria, do fisco, do trabalho, da Controladoria-Geral da União e delegados da Polícia Federal e do DF, para discutir a possibilidade de uma nova mobilização nacional das carreiras no próximo dia 26. Os dirigentes demonstraram seu descontentamento com a postura do MPOG que prevê a concessão de reajustes somente em 2013.
O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal- Sindepo, Benito Tiezzi, abriu a reunião explicando aos presentes a expectativa da carreira em relação ao cumprimento de acordo firmado com a categoria no dia 12 de abril deste ano, ainda não cumprido pelo governo.
“Estamos em um nível diferente das demais carreiras aqui presentes. Tivemos um acordo já aprovado, porém ainda não executado. Nós estamos na fase de execução deste acordo. Buscamos o cumprimento do acordo para 13% de recomposição salarial. O MPOG sinalizou diálogo para 2012, porém, com possibilidades reais de concessão só em 2013”, afirmou o Presidente. “Por isso, já iniciamos várias paralisações, como a que ocorre hoje com previsão de 72h de parada”, acrescentou.
Houve consenso entre os presentes de que as negociações com o MPOG não esboçam nenhuma garantia de atendimento aos pleitos antes de 2013. Além disso, os representantes demonstraram em suas intervenções que não houve qualquer avanço no encaminhamento da Lei Orgânica de cada uma das Carreiras ao Congresso Nacional, implantação das respectivas carreiras de apoio e a criação do adicional de difícil provimento.
Por esta razão, as entidades reunidas propuseram um novo movimento nacional pela valorização do serviço público e fortalecimento do Estado a ser realizado no próximo dia 26 de outubro, às 14h, tal qual o ocorrido no dia 28 de julho deste ano.
De acordo com a proposta, representantes e associados de todas as entidades envolvidas farão uma passeata pela Esplanada dos Ministérios, passando pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, levando o ato até a praça dos pombos e em seguida finalizando a manifestação na Câmara dos Deputados com a entrega do manifesto de valorização do serviço público e petição de apoio aos parlamentares, para inclusão de percentual de recomposição da inflação no orçamento deste ano, ante o noticiário de que há sobra orçamentária decorrente do excesso de arrecadação.
Luis Carlos Palacios, Diretor-Geral da UNAFE, explicou aos representantes na reunião, que a decisão sobre a adesão da entidade a esta nova proposta depende da aprovação de toda a Diretoria.
Participaram da reunião a APCE, ANFIP, SINDIFISCO NACIONAL, ADPF, SINDEPO-DF, SINAIT, ABPC-PCDF, ANAFIC-CGU e a UNAFE.