Durante o lançamento do ‘Movimento Nacional pela Advocacia Pública’, promovido pela UNAFE e demais entidades representativas da Advocacia Pública Federal, Estadual e Municipal no último dia 03 no Senado Federal, diversas autoridades se manifestaram a favor da autonomia para a Advocacia Pública.
O movimento no Senado pediu a instalação da Comissão Especial para analisar a PEC 82/2007, que dispõe sobre a autonomia financeira, administrativa e funcional para a Advocacia Pública nos três níveis da Federação.
O ato autorizador para instalação da Comissão foi assinado pelo Presidente da Câmara, Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que compareceu ao ato público e pediu que os Advogados Públicos Federais pressionassem o parlamento para alcançar o objetivo.
O Senador Pedro Taques (PDT-MT), foi um dos que defenderam a autonomia plena para a Advocacia Pública. “O parlamentar disse que é favorável a uma Advocacia Pública autônoma”.
O Deputado Federal Alessandro Mollon (PT-RJ) também manifestou seu apoio à autonomia para a Advocacia Pública. O parlamentar reconheceu a importância do Movimento Nacional para alcançar o pleito.
A Diretora-Geral da UNAFE, Simone Ambrósio, também registrou a importância de manter uma Advocacia Pública unida em prol da autonomia.