Na próxima quinta-feira, 28, integrantes das carreiras que compõem a União das Entidades Representativas das Carreiras de Estado realizarão um grande Ato Público em Frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão na Esplanada dos Ministérios em Brasília. O encontro, que terá início às 14h, será uma forma de mostrar ao Governo Federal o descontentamento das carreiras com a condução das negociações salariais.
Em reunião na manhã de hoje, 22, os Dirigentes das entidades representativas das carreiras de Delegados e Peritos da Polícia Federal, Fiscalização da Receita Federal e do Trabalho, Relações Exteriores, Oficiais da Inteligência, Ciclo de Gestão, Núcleo Financeiro, Agências Reguladoras, Advocacia e Defensoria Públicas Federais, discutiram a dinâmica do Ato Público e sua importância para mostrar ao Governo o momento de crise no Funcionalismo Federal.
Os Dirigentes estimaram que, ao todo, mais de 1500 pessoas, deverão se mobilizar em frente ao MPOG para reivindicar tratamento remuneratório digno às suas respectivas carreiras. Os líderes foram unânimes em afirmar que esse é o momento ideal para conseguir sensibilizar o Governo e mostrar a força das carreiras unidas, reafirmando a necessidade de participação dos integrantes de cada carreira no Ato Público.
Ainda durante a reunião, os Dirigentes apresentaram um breve relato das assembleias realizadas por cada entidade nos respectivos estados e em Brasília, e, reafirmaram o apoio maciço de suas bases à mobilização conjunta nacional, com destaque para a vinda de caravanas estaduais para integrar o grande Ato Público do dia 28 de Junho.
As negociações com as carreiras estão ocorrendo em mesas separadas no Ministério do Planejamento, isto é, cada grupo de carreira está negociando as suas pretensões sem qualquer entrelaçamento com outro grupo de carreira. Todavia, o tratamento dispensado pelo Governo às carreiras é o mesmo, consistente na ausência de qualquer proposta concreta de recomposição salarial ou de solução dos problemas estruturais apresentados por cada grupo de carreira nas respectivas mesas.
Esta situação levou os Representantes das Entidades a protocolarem, no início dessa semana, cartas conjuntas na Presidência da República e na Liderança do Governo na Câmara dos Deputados, em que alertam o Governo sobre o risco de paralisações das categorias.
Participe do Ato Público.
Data: 28 de Junho
Local: Esplanada dos Ministérios – Bloco K – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Horário: a partir das 14h.