Em dia nacional de mobilização, membros da AGU de todo o País fizerem paralisação de 24 horas, até a meia-noite de terça-feira (7), exigindo o fortalecimento da instituição e a valorização de seus membros.
Atendendo ao chamado da ANAFE, Advogados Públicos Federais de todos os estados e do Distrito Federal se reuniram na última semana em assembleias locais para definir os próximos passos da mobilização dos membros da AGU, caso o governo não cumpra o acordo firmado em 2015 com as carreiras.
Na oportunidade, Advogados Públicos Federais de todas as carreiras da AGU (Procuradores Federais, Procuradores da Fazenda Nacional, Advogados da União e Procuradores do Banco Central do Brasil) estiveram mobilizados reivindicando medidas concretas em favor da valorização da Advocacia Pública, em especial da Advocacia-Geral da União e das carreiras a ela vinculadas, enquanto função essencial à realização da justiça (art.131 e 132 da Constituição Federal).
O Presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, destaca que a insatisfação generalizada com o descumprimento do acordo foi demonstrada pela ampla adesão dos membros da AGU aos atos locais.
“Nosso dia nacional de luta, realizado na última semana, demonstrou a unidade e mobilização da carreira que está inconformada com o descumprimento do acordo e com a atual situação de descaso da AGU. A movimentação atende ao clamor das bases, consequência de um longo processo de abandono e desgaste que vivenciamos nos últimos anos”, afirma.
Marcelino Rodrigues reitera que este é um momento decisivo para a carreira, com a possibilidade de mudar os rumos da Instituição. “Após essas reuniões iremos compilar os resultados e traçar estratégias para que o nosso acordo seja cumprido. Conclamamos todos os colegas a se manterem mobilizados, pois uma carreira forte só será possível com efetivo engajamento de todos”.
Em breve, a ANAFE divulgará os próximos passos da mobilização. Acompanhe em nossa página e nas redes sociais da entidade.