Ofício encaminhado para a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional Adriana Queiroz de Carvalho solicita audiência para alcançar soluções aos problemas enfrentados pelos Procuradores em Joinville-SC
Em reunião na última quinta-feira, 8, na Procuradoria-Seccional da Fazenda Nacional em Joinville-SC, o Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios e o Diretor de Comunicação Leandro Garcia Machado, receberam cópia do Memo 220/2011/PSFN (Ver inteiro teor abaixo) que relata o “caos administrativo” vivido pelos Procuradores na unidade.
Para tentar diálogo e buscar soluções para os problemas relatados pelos Procuradores, a UNAFE oficiou ontem, 12, a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional Adriana Queiroz de Carvalho, solicitando audiência para tratar do assunto.
“A situação descrita no documento não deixa dúvidas sobre os prejuízos causados à União em razão da desestrutura administrativa da unidade. Igualmente é motivo de preocupação os reflexos desse caos sobre a saúde física e mental dos Procuradores e servidores que laboram na unidade. Em vista disso, solicitamos audiência para tratar do assunto”, consta o ofício.
Os Procuradores em Joinville reclamam da falta de estrutura que, segundo eles, prejudica diversas atividades administrativas e judiciais, sendo que muitas delas simplesmente não são realizadas, a exemplo das diligências para localização de devedores e de bens.
Para o Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, a situação em Joinville é preocupante. “Não é possível que uma unidade como Joinville, cidade que representa o terceiro polo econômico da região sul do Brasil, não tenha sequer setor de diligências para adequada instrução dos executivos fiscais. Os prejuízos são flagrantes”, afirma Palacios.
O Diretor-Geral destaca ainda que visitas semelhantes devem continuar acontecendo a fim de aproximar a UNAFE de seus membros. “Já realizamos visitas dessa natureza em Maringá e no Rio de Janeiro. Pretendemos continuar com as visitas com o objetivo de conhecer a realidade local das Procuradorias em todo o país”, afirma.
A UNAFE também está trabalhando para buscar soluções aos problemas vividos pelos Advogados Públicos Federais em Fortaleza, Rio de Janeiro e Petrópolis.