Na tarde de quinta-feira, 02, o Delegado da UNAFE no Rio de Janeiro, Diogo Tristão e os associados da entidade, Manoel Fonseca dos Santos, Anderson Claudino e Jorge Henrique Alves se reuniram com o candidato a Deputado Federal, Cabo Daciolo (PSOL/RJ), para tratar dos pleitos da Advocacia Pública Federal.
Ao início da reunião, os representantes da UNAFE apresentaram as principais propostas de interesse da Advocacia Pública Federal, em tramitação no Congresso Nacional como a PEC 82/07, que concede autonomia para a Advocacia Pública nos três níveis da federação, a previsão dos honorários advocatícios no novo CPC e outras propostas.
Em seguida, os representantes da UNAFE elencaram os principais problemas enfrentados pelos Advogados Públicos Federais como a péssima situação estrutural da Instituição, a defasagem no quantitativo de membros e servidores e a falta de isonomia com as demais funções essenciais à justiça.
Também foi destacada a necessidade de aprovação de emenda ao PLC 06/2014 e da inclusão dos Advogados Públicos na PEC 63/13, além da urgente demanda de criação de carreira de apoio para Advogados Públicos Federais.
O candidato a Deputado Federal, Cabo Daciolo (PSOL/RJ), demonstrou conhecer as principais demandas da Advocacia Pública Federal e se comprometeu em, caso eleito, apoiar os diversos pleitos da categoria no Congresso Nacional, e especificamente a percepção de honorários pela Advocacia Pública no novo CPC e a aprovação da PEC 82/07.