Ontem a Comissão dos Aprovados se reuniu com o Advogado-Geral da União, Luis Inácio Lucena Adams, para cobrar as nomeações imediatas de todos os aprovados no concurso para Procurador Federal.
Segundo relato das representantes da Comissão Lisandre Zuliam, Tatiana Konrach Wolff e Mariana Mattos, foi confirmada apenas a nomeação e posse de 86 aprovados, que deverá ocorrer na primeira quinzena de dezembro. Ainda segundo as integrantes da Comissão, os demais aprovados serão chamados apenas no ano que vem em duas convocações a ser realizadas no primeiro e segundo semestre do ano.
A decisão tomada pela AGU tem reflexos diretos na remoção dos Procuradores da ativa, assim como na carga de trabalho nas diversas unidades do país, uma vez que, atualmente, existem 309 cargos vagos e apenas 170 aprovados no concurso, o que demonstra claramente a necessidade imediata de nomeações, em virtude da grande massa de trabalho e da falta de procuradores em número suficiente.
Neste mês a UNAFE e a Comissão de Aprovados intensificaram a atuação para conseguir que as nomeações aconteçam imediatamente. Além de encontrar diversos parlamentares para buscar apoio político, foi elaborada na semana passada Carta Aberta em que se expõe o quadro de abandono em que vivem os aprovados, protestando pela imediata nomeação de todos os candidatos.
Na última sexta-feira, 11, a UNAFE divulgou a Carta Aberta em seu site e encaminhou via sua assessoria de comunicação material para diversos veículos da imprensa. Os sites especializados Consultor Jurídico e Âmbito Jurídico, além do Blog do jornalista Frederico Vasconcelos (Blog do Fred) da Folha de São Paulo, já divulgaram a Carta Aberta.
Além disso, no site da UNAFE há um link para que os associados apoiem a imediata posse de todos os aprovados, subscrevendo o abaixo assinado virtual disponibilizado pela comissão dos aprovados.
Clique aqui para acessar ao abaixo-assinado