Diversos associados se mobilizaram para arrecadar alimentos, roupas e brinquedos que foram doados para a Instituição.
O Presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, participou da entrega das doações à Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista (Fale) na 2ª edição da campanha “Natal Solidário” promovida pela Entidade, nesta quarta-feira (20). A instituição beneficiada presta assistência a portadores do vírus HIV/AIDS e de doenças incuráveis.
Marcelino Rodrigues destacou que o sucesso da ação solidária se deve à participação de todos que se empenharam em ajudar e fazer suas doações. “Nós da ANAFE, como a maior entidade da Advocacia Pública Federal, temos o dever de ajudar esse tipo de instituição, que presta um serviço tão importante. Aproveito a oportunidade para pedir a todos os associados que permaneçam mobilizados nessas causas solidárias junto à Associação em todas as épocas do ano, pois, assim, conseguiremos fazer a diferença para muitas pessoas”, disse.
Entre as doações entregues estavam alimentos não perecíveis, roupas, sapatos, eletrodomésticos, materiais de limpeza, cobertores, brinquedos, além de alimentos específicos para a ceia de natal da Instituição, que não recebe auxílio governamental e conta apenas com donativos como os oferecidos pela ANAFE.
A INSTITUIÇÃO
Atualmente, a FALE abriga cerca de 153 pessoas, entre adultos e crianças. No local, as refeições são feitas coletivamente pelos moradores assistidos, assim como a limpeza do local e os demais serviços de manutenção.
A diretora da FALE, Jussara Santos Meguerian, explicou que a Instituição é mantida exclusivamente por doações e ações voluntárias. “Nossa comunidade não recebe auxílio do governo, apenas o coquetel que os portadores do vírus precisam tomar todos os dias é oferecido pelo SUS. Como sabemos, eles têm a saúde muito frágil e até a compra dos outros tipos de remédios depende de doação”, ressaltou. “Aqui, nós recebemos de tudo. Tudo o que construímos é fruto da ajuda de voluntários.”
Uma das pessoas assistidas pela FALE, Irismar Cristina contou que, quando foi acolhida pela Instituição, seu estado de saúde era completamente debilitado, mas, que lá, ela conseguiu se reerguer completamente. “Devo tudo que sou hoje à tia Jussara e à FALE. Quando cheguei aqui, pesava apenas 10kg. Estava prestes a morrer. Hoje, sou uma nova pessoa, conheci meu marido, me casei e sou muito feliz na comunidade”, contou.
Irismar explicou, ainda, como são as regras de convivência na Instituição: “Aqui, nós vivemos em comunidade. Todo mundo ajuda todo mundo. Por exemplo, se uma mãe adoece e é internada, todos ajudam a cuidar da casa e da família dela até ela voltar. Somos uma grande família em que todos se ajudam”, disse.
COMO AJUDAR
A FALE aceita diversos tipos de doações, sejam em dinheiro, mantimentos, serviços para a estrutura das casas, serviços de saúde etc. Para contribuir, os interessados podem entrar em contato com a diretora Jussara pelo número (61) 3346-0706 ou 3331-3556.
Além disso, doações em dinheiro podem ser depositadas diretamente na conta corrente da Caixa Econômica Federal (104), Agência 2301 – Operação 003 – Conta: 030126-0 ou Banco do Brasil (001), Agência 1004-9 – Conta: 51263-X.
NATAL SOLIDÁRIO
No último ano, aproveitando o espírito natalino, a ANAFE realizou a 1ª edição da campanha ANAFE Solidária. Diversos Advogados Públicos Federais vestiram a camisa e se empenharam na campanha de arrecadação, que beneficiou mais de 80 crianças assistidas pelas creches Pedacinho do Céu, no Itapuã, e Anjo da Guarda, em São Sebastião, ambas regiões administrativas do Distrito Federal.