A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) prestigiou o lançamento do livro “O Poder Feminino: Entre Percursos e Desafios”, que ocorreu na quarta-feira (13) na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal. O segundo volume da obra reúne artigos de associadas sobre o papel das mulheres na legislação, na aplicação do direito e nas políticas públicas e tributárias.
O evento contou com a presença de importantes nomes, como a Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral, Vera Lúcia Araújo, os Ministros do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Edson Fachin e Cristiano Zanin, a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional, Anelize Lenzi, entre outras autoridades, destacando a relevância das mulheres em cargos de liderança.
A Associada da ANAFE e Procuradora da Fazenda Nacional, Herta Rani, compartilhou como surgiu a ideia do livro: “Estávamos discutindo sobre a invisibilidade das mulheres em geral, inclusive no mundo tributário e jurídico, na falta delas em posições de decisão, e decidimos que era hora de agir.”
Publicamente, a Procuradora da Fazenda Nacional, Anelize Almeida, agradeceu a Herta por abrir caminho para outras mulheres. O Ministro do STF, Edson Fachin, ressaltou a contribuição das mulheres para políticas mais inclusivas: “Os homens devem ser aliados na busca pela igualdade, pois o poder feminino amplia o espectro de vozes e experiências no processo decisório, contribuindo para políticas mais eficazes e inclusivas que atendem às necessidades de toda a sociedade.”
A ANAFE reforça a importância contínua da representatividade das mulheres em todas as esferas da sociedade. A colaboração e o apoio mútuo são essenciais para construir um futuro mais igualitário e justo, onde todas as vozes sejam ouvidas e todas as contribuições sejam valorizadas.