O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, participou na manhã desta quarta-feira (21) da reunião do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). No encontro, realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, foi aprovado o ingresso da ANAFE no grupo de trabalho.
O diretor do MCCE, Luciano Santos, explicou que houve um convite oficial feito à ANAFE destacando a relevância da Associação e a importância de estreitar os laços entre as entidades, considerando a proximidade das ações referente à defesa do respeito à cidadania e do combate à corrupção eleitoral. “Sejam muito bem-vindos aos nossos trabalhos. Temos muito a fazer em conjunto com o objetivo de fortalecer ainda mais o Estado brasileiro e o combate à corrupção.”
Marcelino Rodrigues enfatizou que o combate à corrupção é um dos trabalhos desenvolvidos pelos membros da AGU, que são representados pela ANAFE. “Tendo em vista que o combate à corrupção é uma realidade no trabalho dos Advogados Públicos Federais, é um grande passo que a Associação faça parte deste Movimento. Tenho certeza que temos muito a acrescentar nas discussões”, ressaltou.
Durante o encontro, os integrantes do MCCE realizaram, ainda, um balanço das eleições 2018 e abordaram questões envolvendo a Lei da Ficha Limpa (135/2010), entre outros temas.
SOBRE O MCCE
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas que tem como objetivo combater a corrupção eleitoral, bem como realizar um trabalho educativo sobre a importância do voto visando sempre a busca por um cenário político e eleitoral mais justo e transparente.
O Comitê Nacional do MCCE, sediado em Brasília, é composto por mais de 60 entidades nacionais e está representado pela Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.
Integram o MCCE, também, os comitês estaduais, municipais e locais difundidos por todas as regiões do país. Eles são conhecidos como comitês 9840 (referencia à lei da “compra de votos”) ou Comitês do MCCE e exercem um importante papel de fiscalização, educação popular e monitoramento do orçamento público e da máquina administrativa.
Os comitês estão presentes em quase todos os estados brasileiros e são constituídos de forma voluntária por representantes da sociedade civil, pastorais, sindicatos, associações e outros grupos organizados e entidades da rede MCCE.
ENTIDADES QUE INTEGRAM O MCCE
Além da ANAFE, fazem parte do Movimento entidades como: Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasil), Confederação Nacional de Saúde (CNS), Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Federação Nacional dos Portuários (FNP), Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical), Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), entre outras.