Cerca de 25 parlamentares de vários partidos e mais de 70 entidades estiveram presentes no lançamento.
Foi lançada, na última semana, a Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular. O vice-presidente da ANAFE, Rogério Filomeno, e a Diretora de Comunicação, Alessandra Minadakis, participaram do lançamento, que aconteceu no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados. Várias autoridades e parlamentares compareceram ao evento e apoiaram a proposta da Frente.
Para iniciar o evento, a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, abriu a votação da logomarca da Frente Parlamentar que, segundo ela, terá uma composição pluripartidária. Após resultado da votação, foram escolhidos os coordenadores da Frente.
Na Câmara dos Deputados, o coordenador será o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). Já no âmbito do Senado Federal, a coordenação ficou com o senador João Capiberibe (PSB-AP).
O deputado Edmilson Rodrigues criticou os sucessivos governos que se negam a dar informações claras sobre o endividamento público e ressaltou a necessidade de dedicação aos estudos sobre a dívida, para que a Frente alcance os resultados esperados. “Todos que pensam a dívida são bem-vindos para somar nesse debate”, afirmou em seu discurso.
Em seguida, o senador João Capiberibe explicou que os brasileiros trabalham cinco meses por ano para pagarem impostos e, desse valor, dois meses e meio são para pagar a dívida. “Temos que convencer o povo sobre a importância da dívida”, destacou.
A Diretora de Comunicação da ANAFE, Alessandra Minadakis, que representa a entidade no Conselho Político da Auditoria Cidadã, esteve no lançamento da Frente Parlamentar e ressaltou que a dívida pública tem sido a justificativa para a adoção das medidas de ajuste fiscal, cortes de direitos sociais e desmonte do Estado inseridos em diversos projetos em andamento no Congresso Nacional.