O representante estadual da ANAFE no Piauí Tarcísio Guedes Basílio participou, nesta terça-feira (15), de reuniões com os Deputados Federais Flávio Nogueira (PDT/PI) e Átila Lira (PP/PI), ambos integrantes da Comissão Especial destinada a analisar a PEC 32/2020 (Reforma Administrativa).
O objetivo foi debater os prejuízos trazidos pela PEC 32/2020 tanto aos Advogados Públicos Federais, como para a população em geral. Durante as conversas, o representante da ANAFE ressaltou a importância da Advocacia Pública Federal e a necessidade de alterações no texto. Também chamou a atenção para a precarização dos servidores públicos e defendeu a necessidade de fortalecimento do Estado.
De acordo com Tarcísio, assim como outros parlamentares antes visitados, Flávio Nogueira (PDT/PI) disse que, sem dúvidas, a Advocacia Pública é carreira de Estado. Com Átila Lira (PP/PI), a conversa também foi bastante proveitosa. O parlamentar já integrou, diversas vezes, comissões temáticas relacionadas à Administração Pública, na Câmara dos Deputados.
Nas reuniões, que contou com as participações do presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB/PI, Danniel Rodrigues, e demais representantes das associações das procuradorias estaduais e municipais, a Advocacia Pública pôde expor sua visão a respeito de novos Institutos jurídicos previstos na Reforma Administrativa, tais como o “vínculo de experiência” e os “cargos de liderança e assessoramento”.