Solicitação de apoio aos principais pleitos das carreiras e estreitamento das relações entre a ANAFE e a AGU estiveram entre os pontos tratados no encontro.
A ANAFE, representada pelo Vice-Presidente, Rogério Filomeno, e pela Diretora de Assuntos Parlamentares, Patrícia Macola, se reuniu durante a tarde dessa quarta-feira (22) com a Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, e com o Advogado-Geral da União Substituto, Paulo Gustavo Medeiros Carvalho.
Ao início da reunião, os dirigentes da ANAFE destacaram a importância do diálogo permanente com as associações representativas da Advocacia Pública Federal, para que os pleitos avancem.
Em seguida, a Diretora de Assuntos Parlamentares elencou as principais demandas da Advocacia Pública Federal e solicitou o apoio para aprovação célere das propostas, em especial ao PL 337/2017, que “Altera a Lei Complementar nº 73, de 10 de fevereiro de 1993, que institui a Lei Orgânica da Advocacia-Geral da União”.
O Vice-Presidente da ANAFE, Rogério Filomeno, parabenizou dispositivo que trata da inserção formal da Procuradoria-Geral Federal e da Procuradoria-Geral do Banco Central do Brasil na Lei Complementar nº 73/1993.
“É de fundamental importância que essas questões referentes à estruturação da Advocacia-Geral da União sejam resolvidas. A Constituição Federal não previu a segregação dos membros das carreiras. Somos todos AGU”, afirmou Filomeno.
Tanto a Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, como o Advogado-Geral da União Substituto, Paulo Gustavo Medeiros Carvalho, foram bastante receptivos com os pleitos levados pelos dirigentes da ANAFE.
“Estamos comprometidos com medidas que possam favorecer a construção de um ambiente institucional mais harmônico e sempre aberto ao franco diálogo”, finalizou a Advogada-Geral da União.