O Fórum acontece na sede do CFOAB e conta com o apoio da entidade para a realização.
O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, participou nesta segunda-feira (28) da abertura do Fórum Nacional dos Procuradores-Chefes da Procuradoria-Geral Federal, realizado com o apoio da entidade. A cerimônia contou com a participação da Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, do Procurador-Geral Federal, Cleso da Fonseca Filho, do ex-presidente do CFOAB Marcus Vinicius Furtado Coelho e do Secretário-Geral de Consultoria, Paulo Gustavo de Carvalho.
A Advogada-Geral da União classificou o Fórum como imprescindível: “Esse Fórum se faz uma grande oportunidade para a troca de experiências, diálogo, reflexão, debates e, principalmente, de apresentação de dúvidas com relação ao trabalho em benefício da sociedade”, afirmou.
Grace Mendonça aproveitou para afirmar que a AGU deve atuar de forma uniforme e que não haverá espaço para segregação dentro da Instituição. “Não há como conceber uma atuação que exclua os Procuradores Federais, pois eles integram a AGU. Estive recentemente no encontro da ANAFE e ouvi posições que me entristeceram, pois não é possível se admitir uma postura de exclusão que venha denegrir e desrespeitar o nosso colega Advogado Público pelo simples fato de ele ocupar o cargo de Procurador Federal. Essa não é nossa perspectiva de trabalho”, salientou.
Grace Mendonça afirmou, ainda, que irá trabalhar durante sua gestão para melhorar as condições de trabalho nas Procuradorias, além de fomentar a conciliação e minimizar a carga de trabalho por meio de um decreto de mediação.
Ainda nesse sentido, o Procurador-Geral Federal, por sua vez, salientou que a Advogada-Geral da União tem sido um exemplo no que diz respeito a Advocacia de Estado e na defesa por uma AGU justa e igual para todas as carreiras. “Aproveito para registrar a atuação firme da chefia central da AGU no sentido de repelir qualquer ato de segregação contra os membros da carreira de Procurador Federal”, ressaltou.