Com a presença de mulheres das carreiras jurídicas, o tema “equidade de gênero” foi amplamente discutido.
Na última quarta-feira (22), a representante da ANAFE em São Paulo Adriana Fantin e a associada Lúcia Lombardi participaram do evento “Justiça, Gênero e Arte”, realizado pela Comissão Mulheres da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em parceria com a Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag).
Na abertura, uma mesa-redonda com o tema “Mulheres do Sistema de Justiça e Arte” trouxe à luz relatos das convidadas, profissionais de Direito e magistradas, que são escritoras, escultoras, músicas, fotógrafas, entre outras.
A segunda parte do evento foi dedicada à criação da Frente das Mulheres Magistradas, que reuniu associações de vários ramos que trabalham na promoção da equidade de gênero no Poder Judiciário.
Como membros da Advocacia-Geral da União, Adriana Fantin e Lúcia Lombardi apresentaram um panorama das mulheres na Instituição. Após apresentarem o funcionamento da AGU, elas abordaram temas como dupla jornada da mulher Advogada Pública Federal, espaços na carreira jurídica, cargos de lideranças nas carreiras jurídicas, dentre outros temas.
“Atualmente temos um número crescente de ingressas nas quatro carreiras da Instituição e, mesmo com dificuldades, temos ganhado cada vez mais espaço. Na AGU, tivemos alguns avanços no desempenho do trabalho da mulher, mas também tivemos retrocessos. É certo que temos que nos unir nessa busca constante pela igualdade e valorização da mulher”, afirmou a representante estadual da ANAFE em São Paulo.
Para a associada da ANAFE Lúcia Lombardi, eventos como esse servem para mostrar à comunidade jurídica que muito ainda deve ser feito para as mulheres nos ambientes de trabalho. Além disso, ela destacou a importância da troca de experiência sobre a temática.