Banners, cartazes e protestos marcaram os atos públicos contra o atual texto da PEC 287/2016, que institui a Reforma da Previdência e contra as medidas que prejudicam as relações de trabalho no país.
A ANAFE e diversas entidades que integram o Fórum das Carreiras de Estado (FONACATE) realizaram, nesta sexta-feira (28), uma grande mobilização diante do Congresso Nacional, em Brasília. A tenda de apoio do Fórum contou com diversas manifestações transmitidas em tempo real pelas redes sociais para todo o país.
O Presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, agradeceu a todos os representantes e associados que atenderam ao chamado da Entidade para protestar contra a reforma e a forma como ela está sendo conduzida.
“Protestamos, principalmente, contra essa forma de encaminhamento, que não teve diálogo com os trabalhadores. Temos total consciência de que mudanças são necessárias e podemos contribuir para que isso aconteça, mas de forma justa e sem prejudicar nenhum dos lados. Ajustes são necessários, mas não desta forma como esta acontecendo”, afirmou.
Marcelino Rodrigues destacou também que a proposta não respeita o direito adquirido e atropela tudo que foi conquistado pelo trabalhador. “Pessoas que entraram no mercado de trabalho e contribuíram a vida toda sob um regime com a esperança de uma aposentadoria justa, agora têm um futuro incerto e sujeito a um teto que não é compatível com tudo o que já contribuiu.”
Ao final de sua fala, o Presidente da ANAFE alertou sobre a necessidade de engajamentos de todo o povo brasileiro para que a Reforma da Previdência aconteça de forma justa e correta e apontou alternativas de combate a crise brasileira, como, por exemplo, a recuperação de valores sonegados.
Atos públicos nos Estados brasileiros também contaram com a participação de associados, membros e dirigentes da ANAFE que repudiam a Reforma da Previdência, como proposta, que, para eles, implicará inúmeros retrocessos em direitos sociais previstos na Constituição Federal.