Evento lotou o auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília. Debates sobre o papel das carreiras no futuro da democracia brasileira seguem até a noite desta quarta-feira (18).
O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, compôs a mesa da solenidade de abertura da 5ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que tem como temática “As Carreiras Típicas de Estado e o Futuro da Democracia no Brasil”, na noite dessa terça-feira (17). Além dele, compuseram a mesa, ainda, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, o presidente do FONACATE, Rudinei Marques, e a deputada federal Érika Kokay (PT/DF).
Diante da importância do evento, a ANAFE trouxe 20 associados de outros estados para participarem da Conferência. “Este é um encontro de extrema importância para todos nós, pois é uma oportunidade de discutirmos aquilo que há de mais caro ao serviço público: a valorização das carreiras e a segurança dos servidores no exercício de suas funções”, ressaltou o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues.
Ainda durante a solenidade, o presidente da ANAFE ressaltou a importância dos servidores públicos para o desenvolvimento do Brasil. “O crescimento do país muito se deve ao exercício do serviço público. A AGU, por exemplo, tem a sua contribuição com mais de 8 mil membros, que batalham diariamente para defender que as políticas públicas sejam aplicadas de forma eficaz e correta. Esses membros da AGU assim como todas as categorias dos integrantes das carreiras de Estado, precisam ser cada vez mais fortalecidos e reconhecidos”, salientou.
PALESTRA
A solenidade de abertura contou, ainda, com uma palestra da advogada-geral da União (AGU), Grace Mendonça, que avaliou a aplicação do princípio da eficiência no serviço público. “Nós, enquanto servidores públicos, temos o dever de cumprir as leis, mas, sobretudo, temos o dever de fazer com que a máquina pública funcione de forma eficiente. Em muitos casos, precisamos ter bom senso e avaliar que estamos lidando com a vida das pessoas. Dessa forma, espero que essa conferência nos ajude a alcançar o equilíbrio necessário para que sejamos cada vez mais efetivos no nosso papel de trabalhar em benefício da sociedade”, afirmou.
Após a palestra, o presidente da ANAFE foi convidado pelo presidente do FONACATE para entregar o certificado de participação e uma homenagem à advogada-geral da União em nome das 29 entidades que compõem o Fórum.
A CONFERÊNCIA
Além da advogada-Geral da União (AGU), Grace Mendonça, serão palestrantes do evento, também, o jurista Juarez Freitas, os professores Maria Sylvia Zanella di Pietro, Sérgio Guerra e Juarez Guimarães, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, entre outros.
A Conferência tem como foco o debate sobre Serviço Público e Democracia. Os painéis principais discutem o futuro da Administração Pública; Gestão de Pessoas no Serviço Público; Perspectivas para a Seguridade Social no Brasil e Regulamentação das Carreiras de Estado na Constituição Federal.
Representantes das carreiras de Estado, integrantes da Administração Pública, servidores públicos federais, estaduais, distritais e municipais, especialistas e estudiosos da área, e a sociedade civil organizada são o público-alvo do evento, que já reuniu cerca de 400 representantes em suas últimas edições.