Nesta terça-feira (17), a ANAFE promoveu o lançamento do livro ‘Direito e Desenvolvimento’ em sua sede, reunindo representantes da Advocacia Pública, juristas e especialistas para discutir os desafios do desenvolvimento econômico no Brasil. O evento destacou o papel estratégico da Advocacia Pública na construção de soluções para questões econômicas e sociais, além de fortalecer o compromisso com o avanço de pautas fundamentais para o país.
Com a presença de nomes de destaque, como a Coordenadora do Centro de Estudos da ANAFE, Daniela Oliveira; o Advogado-Geral da União, Jorge Messias; o Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo; o Diretor de Assuntos Institucionais, Vitor Chaves; o Consultor Jurídico do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, João Paulo de Faria Santos; e o Adjunto do Advogado-Geral da União, Flávio José Roman, a cerimônia marcou um momento importante para a reflexão sobre o papel do Direito no progresso do país.
Abrindo o evento, Daniela Oliveira destacou a relevância da publicação como resultado de um trabalho coletivo. “A obra aborda medidas e soluções para o avanço do desenvolvimento econômico do nosso país, reafirmando o compromisso da ANAFE com temas estratégicos para a sociedade. Que possamos, no próximo ano, dar continuidade a iniciativas tão relevantes quanto esta”, ressaltou.
Já o Consultor Jurídico João Paulo de Faria Santos, responsável pela apresentação técnica da obra, destacou a inspiração proporcionada por grandes economistas que fundamentam o conteúdo. “O livro apresenta a contribuição de gigantes como Celso Furtado e Maria da Conceição Tavares, que marcaram a história do desenvolvimento econômico nacional. Refletir sobre o papel da Advocacia Pública no cumprimento de objetivos institucionais e no desenvolvimento nacional é essencial. Esse é um trabalho de construção contínua, que inspira a pensar em soluções transformadoras para o Brasil do futuro.”
Por sua vez, Flávio José Roman, Adjunto do Advogado-Geral da União, parabenizou a equipe envolvida e exaltou a visão do ministro Jorge Messias. “Destaco a liderança do nosso ministro de Estado, que sempre nos lembra que não basta fazer o bolo crescer; é preciso dividi-lo para que todos cresçam juntos. Quero parabenizar a ANAFE e toda a equipe pela iniciativa e dizer que estou ansioso para me deliciar com esta obra, que é um marco no debate sobre direito e desenvolvimento no Brasil.”
Em sua fala, o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, ressaltou a relevância da obra como instrumento de reflexão frente aos desafios contemporâneos, como desigualdades regionais e riscos econômicos. “Esta obra representa o início de um sonho e reforça a necessidade de engajamento na concretização dos princípios constitucionais. É urgente refletirmos sobre o papel do direito e do Estado para superarmos esses desafios e promovermos o bem-estar social em meio às demandas contemporâneas.”
Messias também aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho da ANAFE, destacando que a associação levou a questão do desenvolvimento econômico como uma preocupação central na pauta entregue aos postulantes à presidência do Brasil. Ele enfatizou ainda que essa temática foi definida como prioridade para a gestão da Associação. “É louvável ver como a ANAFE tem se engajado com temas tão estratégicos para o Brasil, incluindo-os como pautas essenciais para o futuro do país”, afirmou.
O Diretor de Assuntos Institucionais da ANAFE, Vitor Chaves, enfatizou o poder da união para alcançar mudanças transformadoras. “Quando falamos em desenvolvimento do Brasil, pensamos em transformação. Uma transformação constante que possa reduzir desigualdades e criar oportunidades econômicas, sociais e culturais para todos. Obras como esta oferecem um ponto de partida e nos colocam como protagonistas na construção de um futuro melhor para o país.”
Encerrando as falas, o Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, reforçou o compromisso da Advocacia Pública com o desenvolvimento sustentável. “Nós temos um compromisso com a sociedade brasileira e com o desenvolvimento. Trabalhar com convergência é fundamental, e 2025 será um ano decisivo para essa construção”, pontuou.
A noite foi concluída com uma sessão de autógrafos, celebrando um evento marcado por reflexões e diálogos sobre soluções jurídicas e institucionais para impulsionar o desenvolvimento do Brasil. O livro ‘Direito e Desenvolvimento’ consolida a posição da ANAFE como protagonista na produção de conhecimento voltado ao desenvolvimento jurídico e econômico do Brasil.
Clique aqui para acessar a versão virtual da obra.
Fotos: Emanuelle Sena/ Ascom AGU e Carlos Sena / Ascom ANAFE