A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) lançou, nesta quinta-feira (16), durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) e Assembleia-Geral Extraordinária (AGE), a 5ª edição da Revista da Advocacia Pública Federal. Criada em 2017, a publicação tem por objetivo criar um espaço qualificado para publicação e disseminação de trabalhos acadêmicos de interesse da Advocacia Pública Federal e seus membros, bem como de toda a comunidade jurídica.
“Nossa Revista firmou-se como uma referência junto à comunidade jurídica e à sociedade em geral. Em apenas cinco edições ela conseguiu abarcar amplo espectro de questões jurídico-dogmáticas, direta ou indiretamente, afetas à atuação institucional da Advocacia Pública Federal”, comentou o Presidente da ANAFE, Lademir Gomes da Rocha.
O Diretor de Comunicação da ANAFE e editor-chefe da publicação, Maurício Muriack, destaca que a revista “contribui para a pesquisa acadêmica e a vida doutrinária, por ter entre seus artigos novas ideias e novas perspectivas para o Direito Público. Eu tenho certeza de que a leitura desses artigos poderá ser muito gratificante e relevante para vida de quem puder dedicar o seu tempo a essa leitura.”
Ele agradeceu todos os envolvidos: autores e coautores, editores, pareceristas, financiadores, equipe de apoio e colaboradores pela dedicação e trabalho de alto nível para publicação da obra. “Avante, apreciem o quinto volume (2021) da Revista da Advocacia Pública Federal publicada pela ANAFE!”, convida.
O Coordenador-Adjunto do Centro de Estudos da ANAFE, Leandro Sarai, afirma que nas situações mais comuns de nossa vida cotidiana somos confrontados com um dilema: para conseguirmos benefícios que perseguimos e de que necessitamos somos obrigados a ceder algo em troca que, com a troca, perdemos. A troca, aliás, é a tônica geral das atividades econômicas. Há, porém, algumas situações em que ocorre algo peculiar e contraintuitivo. São aquelas situações que envolvem a troca de conhecimento.
“Essas situações têm algo quase que mágico, que chega até mesmo a tornar inadequada a utilização da palavra ‘troca’. Isso porque nas relações que envolvem a ‘troca’ de conhecimento, obtemos conhecimentos, mas nada perdemos. O conhecimento não apenas circula, mas sim se multiplica e se espalha. E nosso conhecimento que compartilhamos acaba reforçado e aprimorado. A palavra compartilhamento talvez seja preferível à palavra troca. Sempre saímos dessas relações mais ricos do que chegamos”, destaca.
Segundo ele, é nesse ambiente e nesse contexto que se enquadra o belíssimo instrumento de compartilhamento de conhecimentos, que é a Revista da Advocacia Pública Federal, abrilhantado com enriquecedoras contribuições de seus autores. “Pessoas das mais diversas origens espaciais com as mais variadas visões se juntam, imbuídas do espírito público de contribuir e somar à obra da humanidade que é seu conjunto de conhecimentos, prestigiando o pluralismo e buscando a concretização de uma sociedade cada vez melhor. Fica aqui nosso convite para vosso deleite, sem moderação, com o conteúdo de nossa Revista e para trazerem vossas contribuições.”
SOBRE
A edição de 2021 é composta de 12 artigos que foram submetidos, um artigo traduzido e outro de autores convidados. A curadoria foi feita pelo Conselho Editorial do Centro de Estudos da ANAFE. Os temas dos artigos abordam questões de interesse da Advocacia Pública Federal, além de artigos de gestão. Participam Advogados Públicos Federais, operadores do Direito, acadêmicos da área jurídica e estudantes.
Há artigos relacionados ao processo civil, à resolução consensual de conflitos, à atuação administrativa do Estado, à jurisdição constitucional, à probidade administrativa, à regulação, ao regime jurídico dos servidores públicos e à implementação e fiscalização de políticas públicas. Uma oportunidade para reflexões filosóficas e teoréticas, indispensáveis à adequada compreensão do Direito como Ciência e instrumento de regulação social, com traduções de artigos estrangeiros e contribuições de natureza jus filosófica.
A Revista é anual, com fluxo contínuo de recebimento de trabalhos para as futuras edições. A 5ª edição da Revista da Advocacia Pública Federal está disponível aqui.