Com um quórum expressivo, a votação contou com 1.031 eleitores. Os nomes dos Procuradores Federais foram escolhidos por membros da carreira para compor a lista ao cargo.
A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) entregou, nesta quinta-feira (3), a Lista Tríplice para indicação de nomes dos candidatos indicados pelos membros da carreira para o cargo de Procurador-Geral Federal. O documento foi entregue à Advocacia-Geral da União e à Presidência da República. A comissão eleitoral divulgou o edital nº 3 com os nomes escolhidos após votação, de iniciativa da Entidade, aberta na última quinta-feira (26/4) e quantitativo de votos.
Os nomes indicados pelos Procuradores Federais foram:
1º – THIRZZIA GUIMARÃES DE CARVALHO
2º – VILSON MARCELO MALCHOW VEDANA
3º – ELVIS GALLERA GARCIA
De acordo com o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, a entrega do documento é um importante passo para a consolidação de uma AGU que trabalhe exclusivamente em prol da defesa do Estado e da sociedade. “A ANAFE está mobilizada em assegurar que não haja indicações com comprometimento pessoal aos cargos de chefia da Advocacia-Geral da União. Nós, enquanto membros das carreiras, defendemos que a Instituição desempenhe plenamente seu papel de Função Essencial à Justiça em benefício da sociedade como um todo, não havendo espaço para atos em defesa de interesses particulares”, salientou.
A ANAFE ressalta que é necessária a manutenção de uma linha de gestão participativa e democrática, a qual embasou a criação e o aprimoramento de diversos projetos da Procuradoria-Geral Federal, especialmente por meio da interlocução permanente com seus Comitês de Gestão em âmbito nacional, regional e local.
“Desse modo, não podemos aceitar que a chefia do órgão venha a ser ocupada por alguém que tenha opiniões que não estejam em conformidade com os anseios dos membros das carreiras. Tal atitude descaracterizaria a linha de trabalho da gestão anterior. Assim, o que desejamos é que o próximo ocupante do cargo conduza sua gestão de forma legítima, estável, participativa, transparente e comprometida com o interesse público”, ressalta Marcelino Rodrigues.
COMUNICAÇÃO PRÉVIA
Em ofício, enviado à Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, na última quinta-feira (26/4), a ANAFE alertou a AGU sobre a votação. “Considerando o intuito manifestado reiteradamente no sentido de afirmar a Advocacia-Geral da União como instituição de Estado, a ANAFE informa que realizará consulta aos Membros da AGU da carreira de Procurador Federal voltada à formação de lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral Federal, o qual se encontra vago em razão da súbita exoneração de seu anterior ocupante”, trazia o documento.
A tramitação do expediente protocolizado na AGU está disponível no Sapiens e pode ser consultada por meio do NUP 00404.002155/2018-75.
Clique aqui para conferir o edital nº 3 de 2018.
Clique aqui para conferir o relatório completo da votação na Área Restrita do site da ANAFE.