A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) e a Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia Geral da União (ANAJUR) realizarão Campanha de Vacinação Contra a Gripe, na próxima segunda-feira (12). A iniciativa é voltada aos servidores terceirizados e estagiários de Direito e nível médio, que trabalham na sede da AGU de São Paulo, e será realizada das 8h às 17h.
A ação, promovida por meio de uma parceria com o Centro de Infectologia e Imunização (VACCIN), será realizada no espaço de convivência da sede da AGU em SP. Os organizadores destacam que a ação social, realizada pela primeira vez, é uma forma de incentivar o bem-estar dos servidores e estagiários que tanto contribuem para a Advocacia Pública Federal.
A VACINA
A vacina contra a gripe, que tem ação imunitária durante 12 meses, é comprovadamente o meio mais eficaz de prevenção da infecção gripal e das suas complicações, com a vantagem de não implicar riscos pois é feita a partir de vírus inativados.
- É preciso se vacinar todos os anos?
Sim. E essa recomendação vale tanto para as crianças como os adultos, por conta da queda no nível dos anticorpos estimulados pela vacinação do ano anterior e da mutação do vírus Influenza.
- Quando a vacina deve ser aplicada?
O ideal é vacinar antes da temporada da gripe (o que geralmente ocorre no inverno), tão logo a vacina esteja disponível – normalmente entre março e maio. Os níveis satisfatórios de anticorpos protetores da gripe são atingidos em até 15 dias após a aplicação da vacina.
- Qual a diferença entre a vacina deste ano e a oferecida no ano passado?
Em 2017 estão disponíveis duas vacinas contra a gripe: trivalente e tetravalente. A vacina trivalente protege contra os dois tipos de Influenza A e um tipo da Influenza B. Já a vacina tetravalente protege também contra um segundo tipo da Influenza B, oferecendo uma proteção mais ampla contra a Gripe.