Com o intuito de pressionar o Governo, que vem se mostrando irredutível em não apresentar qualquer proposta de reajuste ou recomposição remuneratória, associados da UNAFE de todo o País aderiram desde o dia 02 de julho à operação-padrão deflagrada pelas entidades da Advocacia e Defensoria Públicas Federais, que compõem o movimento por melhores condições de trabalho.
A operação padrão consiste na realização das atividades estritamente exigidas em lei, gerando atrasos na defesa e orientação jurídica da União, autarquias e Fundações Federais, que certamente refletirão na defesa e orientação jurídica das políticas governamentais, obras do PAC, Olimpíada e Copa do Mundo entre outras.
Dentre as localidades que aderiram à operação-padrão estão unidades da AGU em São Paulo – SP, Taubaté – SP, Araraquara – SP, São José dos Campos – SP, Blumenau – SC, Vitória – ES, Novo Hamburgo – RS e Governador Valadares – MG, dentre outras unidades do País.
Diretores e Delegados da UNAFE vêm realizando nos últimos dias diversas reuniões para orientar os associados que aderiram e incentivar aqueles que não aderiram a participar desse movimento em prol de melhores condições de trabalho.